ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA! COM LICENÇA... DATA VÊNIA! OUTRO MUNDO PODE HAVER!

Editor

Raul Ferreira Bártholo
Inconfidentes, MG...

Pedra fundamental requerida. IDEEHIA. Centro de Estudos
Local(GPS): 22º 18,540' (S) e 46º 20,142' (W)

e-mail: exemplodeinconfidentes@gmail.com
Sempre serão bem-vindas toda correção, crítica e aperfeiçoamento.

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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Da serie: a exposição de documentos: dos quais...

A Reitoria do IFSULDEMINAS não quiz ver!
E tudo fez para não ver.

Material exposto
Adendos aos processos abaixo.
Objetivo: esclarecimento público e consignar intenções de projeto educacional e tecnológico emancipador obstado.
PRM/PSA P.I.C. 1.22.013.000029/2011-91.
PF/IPL  1069/2006 - Varginha, MG)

Finalidade: contribuição à teoria do desenvolvimento.

Matéria exposta: referencias pelo acervo técnico. Propósito administrativo preliminar em planejamento, controle e operação. Assunto preliminar e matéria complementar. Documentos expostos e encaminhados às autoridades, ao Ministério Público e à Polícia federal, destinados sob requerimento ao magnífico reitor para publicar nos murais internos da instituição, abertos ao público. E designados pelo mesmo espírito  aberto e público havido no painel de Inconfidentes (MG).

Onde a verdade se publicava no painel mural situado à Av. Alvarenga Peixoto, 193 - sob a designação dada ao título: "Para o Povo Saber" (foto abaixo).


Inconfidentes, imóvel característico, 1914 - histórico. 
Painel, instalado em 2001. Publicava material relativo ao interesse público.
Administração pública não conseguiu superar palavra aberta.
Resultado: prédio demolido em 2011.


Ainda referentes à administração pública

à parte as questões referentes ao IFSULDEMINAS carente de melhores cuidados em moralidade administrativa, também no âmbito da municipalidade se juntam documentos e propísitos pedagógicos também como ementas a serem inconrporadas às Escolas de Governo e Administração Pública.  Inclusive, sobre administração do sistema financeiro e bancário. E até pela interface com administração pública municipal. Pois para mais ainda caracterizar os fatos, eis ser propósito da administração pública inaugurar a agência "cai-não-cai" do Banco do Brasil,  S.A. - sem sequer até agora apresentar o nome do responsável técnico pela obra. Para responder perguntas no âmbito do CREA sobre  resistência dos materiais e estabilidade das construções.

Pois entre aspectos (técnicos) a serem revistos, especialmente para construção de paineis delgados, não apareceu ninguém para garantir nessa obra se as colunas sustentam parede sujeita à flambagem lateral ou se é parede quem sustenta coluna. E nem para avaliação de carga crítica e índice de esbeltez. Para tanto, sera requerida certidão para a exma. Sra. Prefeita designar o responsavel técnico destinado a oferecer resposta convincente. Exatamente sobre norma técnica empregada e, coeficientes de segurança para flambagem de paineis delgados. Afinal a Câmara de Engenharia Civil haverá de examinar essas fotografias da obra do Banco do Brasil S.A. Pois será irresponsabilidade administrativa colocar em seu interior público e fuincionários sob condições de risco em obra já denunciada ao CREA, ao MP, à própria Prefeitura e, finalmente, ao Banco do Brasil.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Exposição de documentos

Esse é o primeiro Ofício do Sr. Rogério Veiga Aranha
E abaixo (fotos) em exposição pública, os documentos relativos ao Projeto ambiental de Inconfidentes. Doação de acervo para criação de universidade e do Instituto para Desenvolvimento da Engenharia Econômica Histórica e Ambiental - IDEEHIA.

Nesse Ofício, o Sr. Aranha, Gerente Regional da SPU acusa cópia do Relatório Nº 1 encaminhado à Polícia Federal em resposta ao Aerograma Nº 1.069/2006 IPL/PF Varginha MG - referente a fraude ideológica inicial (BO 407 - DPC Ouro Fino, MG - 31/08/2006) e, ao presentemente denunciado ao Ministério Público ( P.I.C 1.22.013.000029/2011-91) tendo por anexo até documento (original) de cópia (xerox) tornada "ilegível" pela má fé caracterizadora do Ofício 053/2011/reitoria/IFSULDEMINAS - intento ainda injustificado de obstar esse. projeto. O Sr. Rogério Veiga aranha, também é conhecedor da biblioteca a ser doada, juntamente com os demais documentos do acervo mostrados abaixo em fotos; pois já esteve em seu interior quando esteve em Inconfidents (MG) e, onde inclusive viu (apresentação pessoal) dois pergaminhos do império (Decretos  imperiais) assinados assinados por D. Pedro II (1858 e 1862) referentes a antepassado militar.

Seguem expostos abaixo documentos referentes ao Projeto Ambiental de Inconfidentes 
oferecidos para aproveitamento técnico, administrativo e institucional.


Eis pela resposta 
Os documentos abaixo compõem ementas administrativas, intenções de trabalho continuado e, material didático e pedagógico. compõem aspectos de trabalho científico e desenvolvimento teórico contindos no Relatório Nº 1 enviado em 17/02/2009 em resposta ao Areograma IL/PF 1.069/2006 cuja cópia se refere o Sr. Aranha no Ofício 1.402/2009/DIGEP/GRPU/MG (fac-símile).


I - Planejamento urbano 

Aerofotogrametria aplicada. Hidrologia. Geologia. Climatologia. Economia. Sociologia. Áreas abastecíveis. Estruturas. Sistema tarifário.



1. Abastecimento de água 

Distrito pitométrico.Densidades. Demandas.Vazões. 
Dimensionamentos estruturais. Operação. Controle. Planejamento.

 

Aplicação:  Sistema (modelo)  para abastecimento de água. Campinas, SP. 
Estudos: Etapa ETA-4. Ano: 1980.  Ampliação indice: 100%

 
Campinas, SP.  Fotos: Reforço de adução (Boosters) para Subadutora leste - Sist. Ponte Preta (Q = 270 l/s)
Captação Nº 4 do Rio Atibaia (Q = 1 m³/s). Projeto original. Rascunhos. Memórias.

Controladoria. Curvas de custos. Auditoria preliminar. Metodo. 
Ciência aplicada  à preservação e otimização do erário.

Gráfico comprova superfatuiramento da ETA-4 e, fundamenda denúcia ao Ministério Público.
Proc. 1.788/91  1ª Vara Criminal - Campinas, SP - (25/08/1990)

Declarações à termo prestadas no inquérito policial aberto a propósito do superfaturamento da ETA-4 


Detectado o desvio inicial pelas curvas de custo (cuja eficiência se demonstrou em favor da preservação do erário), essa obra não deveria ultrapassar  U$ 27 milhões segundo o critério das referidas curvas de custos.
Inicialmente foi superfaturada por U$  55 milhões num contrato que ao final atingiu U$ 120 milhões.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Reitor passa recibo no Facebook

Pela omissão. Expressão sintética repetida.

Resposta ainda omissiva. A própria palavra. Natureza pública e matéria honrada, faltante.
Do templo da falsidade. à morada da Indignidade. Pois eis o magnífico reitor, falsário da verdade, subscrever ofício (Of. 053/2011/Reitoria/IFSULODEMINAS) e anexar documento adulterado ao Ministério Público: sem ousar expor sobre quanto deixou de responder (Reitoria/Prot. 812/2010.  e MP P.I.C 1.22.013.000029/2011-91)

Lamentável. Falta honestidade intelectual ao magnífico reitor. Esconde a verdade inteira.
Não honra o cargo que exerce.

E amequinha a instituição a seu talante, tanto quanto agora atende a reivindicação para criar grupoo de trabalho para democratizar a instituição e abrir-se o debate interno. Principalmente no Conselho Superior - mero penduricalho - homologador do poder assomado, presunçoso de sua própria autosuficência.

Pois para caracterizar essa primeira omissão institucional, registr-se: só agora e depois da greve atinou cumprir o Art. 3º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. E quanto à qualidade e ao resto, eis degeneração de poder e aviltamento da instituição. Eis resultado direto dessa primeira omissão: exatamente ler e cumprir esse artigo da lei entre atribuições do cargo. O resto, a conferir, ao invés de proficiencia corre por conta do despreparo até o presente revelado. Desde imaturidade jovial à presunção de suficiência do poder autoritário revelado à cada palavra. Ou finalmente à cada deboche (oficial) que escreve.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A propósito da luta dos professores do IFSULDEDMINAS. Breves considerações sobre autoritarismo, feudos de poder e despreparo funcional.

Reitor do IFSULDEMINAS divulga Carta Aberta no Facebook
(Eis campo fértil para estudiosos em patologias de poder e teorias da comuinicação!)

Fachada do prédio da Reitoria em Pouso Alegre (MG) apropriadamente denominado "Templo da Falsidade".
(Prot. 812/2010/Reitoria e MP / P.I.C. 1.22.013.000029/2011-91)

(Texto abaixo na íntegra)
http://www.mch.ifsuldeminas.edu.br/attachments/article/450/Carta%20aberta%20%C3%A0%20comunidade%20do%20Campus%20Machado%20final.pdf

Carta aberta à comunidade do Campus Machado

Estava aguardando a decisão da Plenária do Comando Nacional de Greve e a Assembleia do Campus Machado para me manifestar. Posicionei publicamente (em nossos meios internos e na imprensa local) a favor das reivindicações e por considerá-las justas, me empenhei pessoalmente nas negociações para que estas fossem contempladas, acreditando que ninguém, em tese, gosta da utilização do de uma greve, ou seja, ela é um instrumento último de pressão de movimentos organizados.


Sou o representante do CONIF – Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para assuntos de carreira e em nome dele, me dirigi três vezes a Brasília, juntamente com a direção do Conselho, para reunirmos com o Comando Nacional de Greve e com o Ministério da Educação, na busca de entendimento.


Sempre ficou claro que a pauta de reivindicações financeiras é de responsabilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o governo deixou de negociar com o SINASEFE e com a FASUBA (Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras) quando estes abandonaram a mesa de negociações. Outro fator importante é que, a partir de 31 de agosto (data final para alterações da LOA – Lei Orçamentária Anual) não há mais possibilidade constitucional de ganhos financeiros em 2012, portanto, ainda que houvesse negociação, neste momento não existem mais meios legais para o atendimento das reivindicações financeiras para o próximo ano.
No que diz respeito aos pleitos não financeiros, entendo que houve avanços significativos na proposta do MEC em todos os pontos demandados pelo SINASEFE (conforme aponta o Boletim nº 16 do SINASEFE). Entre eles a criação de dois grupos de trabalho (envolvendo MEC, SINASEFE, Conif e MPOG), um para elaborar uma proposta de reestruturação das carreiras (docente e técnico administrativo) e outro para decidir sobre assuntos urgentes como a democratização nos Institutos Federais e auxílio transporte, entre outras reivindicações.


Só quem viveu outros tempos sabe o quanto este governo e o anterior têm adotado posturas avançadas nesse sentido. Nas duas últimas reuniões com o MEC (na presença do Ministro) ficou claro, no entanto, que todas essas propostas valeriam até a realização da 103ª Plena do SINASEFE voltaríamos à “estaca zero”, ou seja, todas as reivindicações negociadas deixariam de ter validade, caso o Comando optasse pela radicalização e continuidade da greve.
No que diz respeito às demandas internas pautadas pelas seções sindicais dos Campi paralisados, recebi em meu gabinete no dia dois de setembro, sexta-feira, representantes dos Campi Machado e Muzambinho. Relatei os fatos ocorridos em Brasília, o que acredito deva ter sido apresentado nas respectivas Assembleias. Em função dessa negociação, reuni na segunda-feira, cinco de setembro, o nosso DGP (Departamento de Gestão de Pessoas) para tratar dos pleitos apresentados pelos representantes, e no dia 08 de setembro, quinta-feira, durante reunião do Colégio de Dirigentes, iniciamos a discussão sobre o organograma do IFSULDEMINAS, também pleiteado pelos representantes. Ou seja, todas as reivindicações foram atendidas de imediato.


Em virtude da radicalização do movimento (Cenário A, conforme apontado no mesmo Boletim do SINASEFE) e a permanência da greve, aguardarei um posicionamento do CONIF quanto à continuidade ou não como mediadores entre o Governo e o Comando Nacional de Greve. No entanto, considerando o posicionamento do MEC, é pouco provável que isso aconteça. Internamente, é óbvio que a continuidades das negociações se darão apenas com os Campi em atividade, pois acredito, assim como o Ministro, que o máximo possível foi feito até aqui.
Independente dos rumos que o movimento venha a tomar é importante que fique claro à Comunidade que a decisão pela radicalização é de inteira e absoluta responsabilidade do Comando Nacional de Greve e da Assembleia Geral dos Campi, assim como as possíveis consequências de seus atos e ações.


Sérgio Pedini

Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais


Comentários:

1 - O magnífico reitor, subserviente como sempre, apenas se diz intermediário a invocar "poder superior" de suzerania ministerial para negar reivindicação subalterna.

2 - E interna corporis, enquanto poderoso "representante governamental" responsabiliza o administrado (Campus Machado) pelas "consequências", enquanto como administrador não é responsável por nada, sequer pela omissão. E como todo autoritário subserviente ao suzerano taxa de "radical" todo subalterno participante de greve. E se dispensa de qualquer pensamento de raiz. Depois de responsabilidade.

 3 - E depois, externa corporis, pela falta de seriedade e honestidade no exercício do próprio cargo que não sabe honrar. Para terminar sem credibilidade. Como crer em reitor que age de má fé, adultera documento e falsifica verdade  até diante do Ministério Público (P.I.C. 1.22.000029/2011-91 - PRM/PSA) ?

4 - à guiza de confissão da própria inépcia, causa espanto a alegação de só agora, depois da greve é que atinou em criar grupo de trabalho para "elaborar uma proposta de reestruturação das carreiras (docente e técnico administrativo) e outro para decidir sobre assuntos urgentes como a democratização nos Institutos Federais e auxílio transporte, entre outras reivindicações". Ora veja!!!

5 - Tão autoritário como sempre, termina ameaçador com a última frase:
"Independente dos rumos que o movimento venha a tomar é importante que fique claro à Comunidade que a decisão pela radicalização é de inteira e absoluta responsabilidade do Comando Nacional de Greve e da Assembleia Geral dos Campi, assim como as possíveis consequências de seus atos e ações". Vê-se que nese IFSULDEMINAS, só não é responsabilizado que pratica chantagem, extorsão, falsifica ofício, adultera documento,  insere falsidade em telegrama de reitor e esconde atas de reunião do conselho superior e, participa de quadrilha ao redor do poder... Mas quem faz greve... é responsabilizado pelo magnífico reitor - quem depois disso não se responsabiliza por mais nada!

6 - Ora veja só!  Só não se lembrou da própria omissão, do autoritarismo e do próprio despreparo.... também casuador da greve!

7 - Eis campo fértil para estudiosos em patologias de poder e teoria da comunicação!

domingo, 11 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO, IFSULDEMINAS: PROFESSORES PROTESTAM

Para registro, houve o desfile comemorativo tradicional dos alunos das escolas. com o ponto de concentração final frente à Igreja matriz, onde ocorreram as manifedstações de protesto-  com faixas estendidas sobre sacadas  de residências defronte.

Questionavam qualidade. Questionavam o rebaixamento moral e educacional da instituição.
Pela primeira vez têm-se conhecimento de manifestação pública em ato simbólico de protesto: 7 de setembro - comemoração oficial.

Cumpre registrar: Inconfidentes mudou.
O autoritarismo cultural falsificador da verdade interna corporis nada mais tem a dizer.

ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA. DATA VÊNIA... COM LICENÇA! OUTRO MUNDO SERÁ P0SSÍVEL!

Epílogo às postagens acima

No propósito de colecionar ementas sobre matérias de interesse à curvatura do processo histórico como ato a ser provido pela administração pública dotada de projeto e intencionalidade, as sínteses das observações e análises e revisões sobre educação, administração pública, técnica e ética aplicada são transferíveis e disponibilizadas como metodologia aplicada em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com (ainda em organização).

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Descritores

A curvatura do processo histórico. O plano diretor. Técnica e Ética aplicada. Poder. Patologias. A Escola de Governo.

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Conceitos. Relações. Método das aproximações sucessivas Abertura com textos introdutórios. Matéria coligida em aproveitamento vincula autor. Apropriados também para iniciar debate, narram visão, tempo e história (ver definição de termos - negrito - para clareza de termos empregáveis sobre vida e o viver - pela Terra. Meio Ambiente História. Técnica. Ciencia. Cosmovisão. Poder. Política.

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Totens e Tabus. Do outro lado da crise. Leia, confira. O outro mundo.

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Pois eis vossa crise, vosso mundo - contraditório. E eis a paisagem moral humana, final, circundante. Eis vasto mundo, vossas crenças. Vossos valores. Vossa civilização. Eis o Espelho Ambiental, o Panorama Social. E eis o Tapume Político, Econômico. E nele, exemplar, eis Inconfidentes (MG). Local histórico voltado à Educação, Arte e Ciência Aplicada. Vocacionado à revisão sobre teorias e valores sobre a Terra.

E eis vossa ancestralidade. E eis indignado o presente.

Breves ensaios.

Sobre dispensas da formalidade linguistica afeita ao Manual de Redação da Presidencia da República. Virtudes e mazelas em Administração Pública. Pois eis a paisagem linguística a se desvelar -pela palavra oficial. A Ética do Discurso. A crítica regeneradora. Conceitos administrativos. Revisões. Eis patologias a remover. A contrapartida do projeto organizativo.

Eis a cumprir: a nova Escola em Administração Pública.

{[Tema diretor e administrativo proposto a partir de escola de Governo em cumprimento ao Art. 39 da Constituição Federal referido ao sentido do Parágrafo dois, onde se ministrem técnicas de administração, organização e planejamento ambiental, social e econômico - permanente - em aditamento ao enuciado da aula Inaugural pronunciada no interior do IFSULDEMINAS ] Refere-se a mencionada aula a cursos à distância ministrados especificamente para cursos de administração pública sob propósito inicial reduzido - então oferecido à considerção do Conselho Superir. Empresta-se à presente aula inaugural e, ao trabalho realizado, o valor de contribuição - funcional e institucional finalística - adequada ao cumprimento dos Estatutos das instituições de trabalho, pensar e prospectar e ensinar.

A criar novo patamar de civilização, entre finalidades institucionais a cumprir (Estatuto/IFSULDEMINAS, Art. 24 }.

Aula inaugural - 1 [didática e mote educacional terapeutico]

Temática inicial: Poder e emancipação do subordinado.

Mote educacional: "diga não ao chefe".

Quando pode e deve. Impede corrupções, sanea estruturas. O instituto da Estabilidade como regra e observação. Finalidade didática: ementa em técnica administrativa e prática educacional libertária de povo e País. Implementa política pública - aplicada e aplicável também a município específico - estabelece regras a partir da qual Inconfidentes se propõe modelo e aplicação temática exemplar.

[ Pois torne seu ambiente um centro de excelência. E remova falsidade e fingimento. Ético, obedeça ao chefe. Mas, se melhor não, diga não também. Pleno dizer à praça pública e sincero falar, capaz, exercitado, verás como tudo muda ]

E mais, em contribuição à teoria do desenvolvimento tida como esboço, técnica e ciencia aplicada, à intencionalidade aplicada à curvatura do processo histórico, muito ainda acontecerá e se haverá de prover - sob demanda administrativa remanescente, saneadora de instituições.

Para tanto, sob o domínio da ética e da técnica inerente, ensinada e aplicada, o IFSULDEMINAS/IDEEHIA criado como Escola de Governo e Ciencia Aplicada, oferecerá à administração pública a correspondente contribuição planetária à curva mencionada do processo histórico; universidade especializada; embrionária, crítica, prospectiva e experimentalista (LDB, Art. 52; Parágrafo Único do Inciso III - "especializada por campo de saber"). Universidade instrumentalista aplicada à teoria do desenvolvimento arquitetado, planejado e engenhado -aplicadoà curvatura do processo histórico. Assunto a prosseguir - tema aberto, ambiental, político, econômico, social - requerido em contribuição ao debate atinente à curvatura ambiental arquitetada. Para se estabelecer a engenharia histórica e econômica correspondente. Metodo científico. aplicação.

Dizer não ao chefe quando pode e, quando deve, inverte direção de vetor. Amparado na lei, muda a administração publica. Muda povo. Muda pais.

Inverte vetor. Detentor da ética funcional inerente por seu código, o técnico pode dizer não à político desviado. Ao abuso de poder e desvio de finalidade.

E pedagogicamente haverá o subordinado de distinguir a ocasião sobre a possibilidade de dizer "não" ao chefe: será quando puder repetir em praça pública tudo quanto disse, escreveu e assinou antes e após dizer o "não" - livre por si, consciente.

Lição aprendida, força interna firmada, prazeroso, continue a executar suas atividades, tranquilo.

Será reconhecido. Possivelmente promovido por mérito e valor.

Vence o trabalho. Vence a Consciencia Libertária.

Vence povo. Vence país.

O instituto da ESTABILIDADE do servidor público garante esse direito de dizer não e inverter direção de vetor. Por certo promoverá. Estabelecerá Honra ao mérito.

Claro, antes de representar ao superior...

se precisar... tranquilo, diga não ao chefe.

Sinta esse prazer em trabalhar.

[corolário didático e pedagógico a cumprir]

Elementos de formação. A probidade administrativa

Em proveito da própria administração local e depois a expandir-se como modelo, retomam-se assuntos relativos à Educação e Administração Pública correspondente como ciência, ética e aplicação. Assim proposto, o jurista Hely Lopes Meirelles (in: - “Direito Administrativo Brasileiro” – 16ª Ed. – p.175) ainda por seus livros apropriadamente ensina, como se vê. E ao resto se soma matéria, prática e aplicação . Segue-lhe a didática objetiva. E a profilaxia quanto ao abuso de poder e desvio de finalidade. Restabelece o senso administrativo exigível. Conceitua matéria pública. A razão administrativa sob o pressuposto moral. Sobreleva o ato motivado, explicável em praça pública. O domínio público. A razão perquirida. A procedência, pressupostos. Princípios.

Pois eis vosso mundo onde o Estado se torna réu.

E eis, local, vossa crise moral-administrativa (razão per se questionável): eis vossos procuradores (municipal e federal), sucessivamente advogarem a Lei de Gerson. Por último, para sonegar certidão. Pois em nome da administração pública, sob cinismo (oficial), enunciaram:

..."o direito não socorre quem dorme".

Pois haverá de se regenerar o mundo desde a Nova Escola em Administração Pública. Pois, desde Inconfidentes, desagravado e homenageado em nova Escola - haver-se-á de repetir quanto ensinou e ainda ensina o mestre dos juristas ante o requerido:

...“o administrador público justifica a sua ação administrativa indicando os fatos que ensejaram o ato e, os preceitos jurídicos que autorizam a sua prática”.

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{OBS: a matéria acima tratada constitui "epílogo" comum às postagens relacionadas à Administração Pública neste Blog e em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com/ . }

Matéria letiva - requerida

Proc. 23000.084656/2008-38 - Edital N° 11/ EAFI, 26/11/08

Acima e ao lado, sob marcadores, acrescentam-se e prosseguem matérias a propósito. Conferir postagens e datas.