ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA! COM LICENÇA... DATA VÊNIA! OUTRO MUNDO PODE HAVER!
Raul Ferreira Bártholo
Inconfidentes, MG...
Pedra fundamental requerida. IDEEHIA. Centro de Estudos
Local(GPS): 22º 18,540' (S) e 46º 20,142' (W)
e-mail: exemplodeinconfidentes@gmail.com
Sempre serão bem-vindas toda correção, crítica e aperfeiçoamento.
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domingo, 8 de março de 2009
COMO ERA INCONFIDENTES, 1960... Como era o mundo na EAVM. E pela atual EAFI/IFET. Depoimentos
Eis presente e repartido pelo "moderno" [e-mail]:
[De: Benildes ]
[Para: História ]
"Ola Raul!"
"Estou feliz demais, aproveitando este sábado resolvi navegar pelos sites da vida, e não é que encontrei voce no meio desse caminho! Fiz uma varredura na história de nossa querida (antiga) EAVM. (vc não vai acreditar, guardo até hj aquele agasalho branco gola verde com a sigla EAVM). A minha mente, o meu coração traslandaram-se para os anos 60 e 61, época em que aí estudei. Sou obrigado a voltar na história, bons tempos foram aqueles, lembro-me muito bem, das façanhas, experiencias e as travessura que tive nessa Escola.
Não posso esquecer de seu pai Diretor enérgico, muito responsável e além de tudo muito humano.
Lembro-me certa vez acompanhado de alguns colegas de classe, num sábado de verão, houve um jogo de futebol com o time da escola.
Antes do inicio da partida, fomos até o canavial da Escola apanhar canas para degustá-las na hora do jogo. Mal sabíamos, que seu pai e o monitor de alunos daquela época era o Ismael, os dois estavam no pátio da escola, e através do aparelho teodolito, nos avistaram no meio daquele canavial, segundo seu pai este ato éra considerado roubo. O que ele fez, falou para o Ismael, convoca mais alguns monitores e vamos fazer o cerco e pegar aquela mulecada na surpreza, não deu outra, fomos pegos, ficamos sem as canas e sem assitir o jogo, nos levaram prá escola, e seu pai aplicou a setença: voces terão que escrever 2.500 vezes (não devo roubar cana), e tem mais nós vamos conferir frase por frase e linha por linha, se faltar alguma coisa, o castigo será dobrado. Levamos uma semana prá escrever tudo aquilo, fora a quantidade de cadernos que gastamos.
Recordo-me que houve uma época que os alunos estavam proíbidos de ir ao cinema, o que fazíamos, a galera pulava o muro esperava o início do filme e entravamos pela porta dos fundos ao lado do palco onde ficava a tela. O dono do cinema que não me lembro o nome, mas ele era funcionário da escola, começou a desconfiar que a sala do cinema sempre cheia e pouca renda na bilheteria. Desconfiado que só podia ser os alunos, o que ele fez, denunciou o fato à seu pai, e como sempre, mandou investigar, sei que quem pagou o pato no resultado dessa investigação foi o Crhistian, teve que passar pelo tribunal interno da escola, foi sentenciado pela expulsão da escola.
Não posso esquecer de nosso enfermeiro o Sr. Eneas, muito solícito, atencioso com os alunos, certa vez tive que ficar em reposo na enfermaria, além das injeções doloridas, tinha que aguentar as músicas da Celly Campelo (estúpido cupido) e Juca Chaves (caixinha obrigado) músicas de sucesso na época.
Lembro-me também do Paulo Roberto com suas aulas de luta livre, época que ele namorava sua irmã. E seu irmão, como ele está?. Ah‼ e o Prof. Zé Rodinha com suas aulas de matemática, era coisa de louco. E o prof. de frances o famoso (pipitre) éra um deus nos acuda as aulas de frances, eu queria morrer!
De maneira especial não posso esquecer do Bié, foi uma barra prá ele aguentar a gurizada, mas graças a ele, naquela época me deu oportunidade de aprender datilografia na secretaria da escola. O prof. Humberto pessoa muito pacienciosa em sua aula sobre agricultura, aprendi muito.
Raul, depois que deixei a escola no final de 61, fui morar em Mogi Guaçu-SP, nos anos 70, fui para o Paraná, faz 17 anos que estou em Cuiabá-MT.
Depois de falar tanta bobagem, gostaria se possível, e nem sei se vc poderá fazer uma gentileza que é o seguinte: no período que estive na escola, estudavam alguns alunos daqui de Cuiabá, tenho um grande desejo em identificá-los afim de trocar-mos uma idéia, será que é poosível levantar esta informação junto a escola?
Raul vou parar por aqui, posso correr risco de um enfarte, essa escola é uma marca indelével no meu coração.
Um abraço bem cuiabano, aguardo ancioso o momento em fazer-lhe uma visita e receber a sua. As pessoas as quais mencionei, se estiverem por ai, transmita minhas recomendações".
Benildes Aureliano Firmo
ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA. DATA VÊNIA... COM LICENÇA! OUTRO MUNDO SERÁ P0SSÍVEL!
Epílogo às postagens acima
No propósito de colecionar ementas sobre matérias de interesse à curvatura do processo histórico como ato a ser provido pela administração pública dotada de projeto e intencionalidade, as sínteses das observações e análises e revisões sobre educação, administração pública, técnica e ética aplicada são transferíveis e disponibilizadas como metodologia aplicada em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com (ainda em organização).
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Descritores
A curvatura do processo histórico. O plano diretor. Técnica e Ética aplicada. Poder. Patologias. A Escola de Governo.
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Conceitos. Relações. Método das aproximações sucessivas Abertura com textos introdutórios. Matéria coligida em aproveitamento vincula autor. Apropriados também para iniciar debate, narram visão, tempo e história (ver definição de termos - negrito - para clareza de termos empregáveis sobre vida e o viver - pela Terra. Meio Ambiente História. Técnica. Ciencia. Cosmovisão. Poder. Política.
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Totens e Tabus. Do outro lado da crise. Leia, confira. O outro mundo.
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Pois eis vossa crise, vosso mundo - contraditório. E eis a paisagem moral humana, final, circundante. Eis vasto mundo, vossas crenças. Vossos valores. Vossa civilização. Eis o Espelho Ambiental, o Panorama Social. E eis o Tapume Político, Econômico. E nele, exemplar, eis Inconfidentes (MG). Local histórico voltado à Educação, Arte e Ciência Aplicada. Vocacionado à revisão sobre teorias e valores sobre a Terra.
E eis vossa ancestralidade. E eis indignado o presente.
Breves ensaios.
Sobre dispensas da formalidade linguistica afeita ao Manual de Redação da Presidencia da República. Virtudes e mazelas em Administração Pública. Pois eis a paisagem linguística a se desvelar -pela palavra oficial. A Ética do Discurso. A crítica regeneradora. Conceitos administrativos. Revisões. Eis patologias a remover. A contrapartida do projeto organizativo.
Eis a cumprir: a nova Escola em Administração Pública.
{[Tema diretor e administrativo proposto a partir de escola de Governo em cumprimento ao Art. 39 da Constituição Federal referido ao sentido do Parágrafo dois, onde se ministrem técnicas de administração, organização e planejamento ambiental, social e econômico - permanente - em aditamento ao enuciado da aula Inaugural pronunciada no interior do IFSULDEMINAS ] Refere-se a mencionada aula a cursos à distância ministrados especificamente para cursos de administração pública sob propósito inicial reduzido - então oferecido à considerção do Conselho Superir. Empresta-se à presente aula inaugural e, ao trabalho realizado, o valor de contribuição - funcional e institucional finalística - adequada ao cumprimento dos Estatutos das instituições de trabalho, pensar e prospectar e ensinar.
A criar novo patamar de civilização, entre finalidades institucionais a cumprir (Estatuto/IFSULDEMINAS, Art. 24 }.
Aula inaugural - 1 [didática e mote educacional terapeutico]
Temática inicial: Poder e emancipação do subordinado.
Mote educacional: "diga não ao chefe".
Quando pode e deve. Impede corrupções, sanea estruturas. O instituto da Estabilidade como regra e observação. Finalidade didática: ementa em técnica administrativa e prática educacional libertária de povo e País. Implementa política pública - aplicada e aplicável também a município específico - estabelece regras a partir da qual Inconfidentes se propõe modelo e aplicação temática exemplar.
[ Pois torne seu ambiente um centro de excelência. E remova falsidade e fingimento. Ético, obedeça ao chefe. Mas, se melhor não, diga não também. Pleno dizer à praça pública e sincero falar, capaz, exercitado, verás como tudo muda ]
E mais, em contribuição à teoria do desenvolvimento tida como esboço, técnica e ciencia aplicada, à intencionalidade aplicada à curvatura do processo histórico, muito ainda acontecerá e se haverá de prover - sob demanda administrativa remanescente, saneadora de instituições.
Para tanto, sob o domínio da ética e da técnica inerente, ensinada e aplicada, o IFSULDEMINAS/IDEEHIA criado como Escola de Governo e Ciencia Aplicada, oferecerá à administração pública a correspondente contribuição planetária à curva mencionada do processo histórico; universidade especializada; embrionária, crítica, prospectiva e experimentalista (LDB, Art. 52; Parágrafo Único do Inciso III - "especializada por campo de saber"). Universidade instrumentalista aplicada à teoria do desenvolvimento arquitetado, planejado e engenhado -aplicadoà curvatura do processo histórico. Assunto a prosseguir - tema aberto, ambiental, político, econômico, social - requerido em contribuição ao debate atinente à curvatura ambiental arquitetada. Para se estabelecer a engenharia histórica e econômica correspondente. Metodo científico. aplicação.
Dizer não ao chefe quando pode e, quando deve, inverte direção de vetor. Amparado na lei, muda a administração publica. Muda povo. Muda pais.
Inverte vetor. Detentor da ética funcional inerente por seu código, o técnico pode dizer não à político desviado. Ao abuso de poder e desvio de finalidade.
E pedagogicamente haverá o subordinado de distinguir a ocasião sobre a possibilidade de dizer "não" ao chefe: será quando puder repetir em praça pública tudo quanto disse, escreveu e assinou antes e após dizer o "não" - livre por si, consciente.
Lição aprendida, força interna firmada, prazeroso, continue a executar suas atividades, tranquilo.
Será reconhecido. Possivelmente promovido por mérito e valor.
Vence o trabalho. Vence a Consciencia Libertária.
Vence povo. Vence país.
O instituto da ESTABILIDADE do servidor público garante esse direito de dizer não e inverter direção de vetor. Por certo promoverá. Estabelecerá Honra ao mérito.
Claro, antes de representar ao superior...
se precisar... tranquilo, diga não ao chefe.
Sinta esse prazer em trabalhar.
[corolário didático e pedagógico a cumprir]
Elementos de formação. A probidade administrativa
Em proveito da própria administração local e depois a expandir-se como modelo, retomam-se assuntos relativos à Educação e Administração Pública correspondente como ciência, ética e aplicação. Assim proposto, o jurista Hely Lopes Meirelles (in: - “Direito Administrativo Brasileiro” – 16ª Ed. – p.175) ainda por seus livros apropriadamente ensina, como se vê. E ao resto se soma matéria, prática e aplicação . Segue-lhe a didática objetiva. E a profilaxia quanto ao abuso de poder e desvio de finalidade. Restabelece o senso administrativo exigível. Conceitua matéria pública. A razão administrativa sob o pressuposto moral. Sobreleva o ato motivado, explicável em praça pública. O domínio público. A razão perquirida. A procedência, pressupostos. Princípios.
Pois eis vosso mundo onde o Estado se torna réu.
E eis, local, vossa crise moral-administrativa (razão per se questionável): eis vossos procuradores (municipal e federal), sucessivamente advogarem a Lei de Gerson. Por último, para sonegar certidão. Pois em nome da administração pública, sob cinismo (oficial), enunciaram:
..."o direito não socorre quem dorme".
Pois haverá de se regenerar o mundo desde a Nova Escola em Administração Pública. Pois, desde Inconfidentes, desagravado e homenageado em nova Escola - haver-se-á de repetir quanto ensinou e ainda ensina o mestre dos juristas ante o requerido:
...“o administrador público justifica a sua ação administrativa indicando os fatos que ensejaram o ato e, os preceitos jurídicos que autorizam a sua prática”.
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{OBS: a matéria acima tratada constitui "epílogo" comum às postagens relacionadas à Administração Pública neste Blog e em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com/ . }
Matéria letiva - requerida
Proc. 23000.084656/2008-38 - Edital N° 11/ EAFI, 26/11/08
Acima e ao lado, sob marcadores, acrescentam-se e prosseguem matérias a propósito. Conferir postagens e datas.
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