ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA! COM LICENÇA... DATA VÊNIA! OUTRO MUNDO PODE HAVER!
Raul Ferreira Bártholo
Inconfidentes, MG...
Pedra fundamental requerida. IDEEHIA. Centro de Estudos
Local(GPS): 22º 18,540' (S) e 46º 20,142' (W)
e-mail: exemplodeinconfidentes@gmail.com
Sempre serão bem-vindas toda correção, crítica e aperfeiçoamento.
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quinta-feira, 3 de março de 2011
Tomou-se vergonha
Pois após publicação de foto de seu painel-mural, deu-se um jeito de tampar a vergonha da "portaria Nº 155" , datadas em letras garrafais, expostas, autoritárias (porém, quanto ali se publicar, também não é "para o povo saber" - pelo visto). Enfim, retirou-se agora visibilidade do referido "painel". E assim dissimulado e confiado na falta dememória do "povo" circundante, o poder autoritário, patológico assomou-se de vergonha pelo que escreveu e retirou de visão a presunçosa, autoritária e imatura "Portaria Nº 155 de 22 de setembro de 2010", ora veja só, agora matéria pedagógica mostrada na foto abaixo.
Fosse irônico e divertido isso [fantasia de poder] acontecer num jardim da infância, estaria bem, seria confortável e bom aprendizado pelo estado lúdico do ensejo.
Mas ao tornar-se poder patológico e castrador do direito de expressão pela capacidade alheia, submetido à sua "autorização" assim expressa... eis, o autoritarismo se escancarar, antipedagógico em instituição federal de ensio. E tudo, afronta ao princípio democrático do Art. 3, Inciso VIII da chamada Lei de diretrizes e bases da educação, LDB. Pois eis pedagogia da ditadura. O cercer expressão alheia.
Enquanto em público, contestado, tudo se recolhe a insignificância. Foge pelo descaminho. Tudo moral rasteira de quem se esconde. E perverte mundo a volta: a todos, estabelece censura. Eis no quadro de avisos, moral interna, o cartão de visita: poder estatuído e ditadura absoluta. Eis como se corrompe uma instituição, apequenada.
Efeito, eis: moral administrativa apodrecida circundante, benesses, cargos, salários. Escola de corrupção. Prêmios à subserviência. castigos aos recalcirantes. E ao restante, irradiar a educação contaminada pelo modelo. E pela aversão à crítica, tudo às custas do erário em escolas federais; em algumas (Inconfidentes, no caso), onde antes se ensinava liberdade e responsabilidade. E dela orgulhavam-se seus ex-alunos. Pois eis educação desvirtuada a formar manadas. Treinar submissão e irresponsabilidade social. Eis efeito. Eis povo marcado.
Pois há de se perguntar: qual moralidade pública se ensina em instituição federal onde pedagogicamente sua direção espelha infrações ao Código Penal? E se perdem em guerras de poder, por benesses, cargos, salários?
Afinal, rés de chão. Qual credibilidade tem instituição onde tudo se esconda? E reitor endossa crimes? Subscreve falsidade ideológica?
Pois eis, denunciados
Testemunho: Ministerio Público
Pois eis, denunciada está a estultícia administrativa a esparramar efeitos por sobre a instituição e enganar alunos com arremedo de cursos, desde os propósitos de obstar a criaçãodo IDEEHIA, Instituto para Desenvolvimentoda Engenharia Econômica Histórica e Ambiental; assim como, também obstar o projeto ambiental de Inconfnidentes, dado o atraso técnico e científico já havido desde 2004 sopb dissipação de esforços em ensino e pesquisa. E no resto, conferida pequenez e presunção de suficiência. Falta de preparo, falta de decoro.
Pelo menos agora relativamente ao "quadro de avisos" do saguão teve-se vergonha de alguma coisa nessa casa. Alguém moveu-se.
Lamentável. Tornada morada da indignidade, assim reconhecida: atos, palavras e atas - subscritas por diretor pró-tempore.
Vergonha circundante pela cultura autoritária eis agora recolhida, expressa próprio punho. Palavra oficial subscrita, letra à letra. Eis!
E justo pela ignorância evidenciada sobre leis; às quais, inclusive, caberia ensinar. Exatamente contra essa noção (autoritária) de poder, disposto a estabelecer censura no âmbitode sua "jurisdição". Pois eis: "Portaria Nº 155".
Mais clara que o AI-5. Eis: subordinação absoluta - exigida - referente à liberdade de expressão e democracia.
Pois eis patologia de poder. Matéria a ser estudada em Escola de Administração Pública.
No caso, destinada a inverter o vetor educacional deformador.
Ou seja: da educação libertária, emancipadora... à educação para a submissão escravizadora. Eis instituição adrede deformadora em Inconfidentes, MG. Eis, in fine, quanto resta lamentar o tempo perdido.
Ah, sim... e o quadro de avisos ficou escondido atrás de exposição de fotos históricas da instituição (agora nada mais se vê como matéria oficial publicada)
ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA. DATA VÊNIA... COM LICENÇA! OUTRO MUNDO SERÁ P0SSÍVEL!
Epílogo às postagens acima
No propósito de colecionar ementas sobre matérias de interesse à curvatura do processo histórico como ato a ser provido pela administração pública dotada de projeto e intencionalidade, as sínteses das observações e análises e revisões sobre educação, administração pública, técnica e ética aplicada são transferíveis e disponibilizadas como metodologia aplicada em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com (ainda em organização).
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Descritores
A curvatura do processo histórico. O plano diretor. Técnica e Ética aplicada. Poder. Patologias. A Escola de Governo.
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Conceitos. Relações. Método das aproximações sucessivas Abertura com textos introdutórios. Matéria coligida em aproveitamento vincula autor. Apropriados também para iniciar debate, narram visão, tempo e história (ver definição de termos - negrito - para clareza de termos empregáveis sobre vida e o viver - pela Terra. Meio Ambiente História. Técnica. Ciencia. Cosmovisão. Poder. Política.
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Totens e Tabus. Do outro lado da crise. Leia, confira. O outro mundo.
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Pois eis vossa crise, vosso mundo - contraditório. E eis a paisagem moral humana, final, circundante. Eis vasto mundo, vossas crenças. Vossos valores. Vossa civilização. Eis o Espelho Ambiental, o Panorama Social. E eis o Tapume Político, Econômico. E nele, exemplar, eis Inconfidentes (MG). Local histórico voltado à Educação, Arte e Ciência Aplicada. Vocacionado à revisão sobre teorias e valores sobre a Terra.
E eis vossa ancestralidade. E eis indignado o presente.
Breves ensaios.
Sobre dispensas da formalidade linguistica afeita ao Manual de Redação da Presidencia da República. Virtudes e mazelas em Administração Pública. Pois eis a paisagem linguística a se desvelar -pela palavra oficial. A Ética do Discurso. A crítica regeneradora. Conceitos administrativos. Revisões. Eis patologias a remover. A contrapartida do projeto organizativo.
Eis a cumprir: a nova Escola em Administração Pública.
{[Tema diretor e administrativo proposto a partir de escola de Governo em cumprimento ao Art. 39 da Constituição Federal referido ao sentido do Parágrafo dois, onde se ministrem técnicas de administração, organização e planejamento ambiental, social e econômico - permanente - em aditamento ao enuciado da aula Inaugural pronunciada no interior do IFSULDEMINAS ] Refere-se a mencionada aula a cursos à distância ministrados especificamente para cursos de administração pública sob propósito inicial reduzido - então oferecido à considerção do Conselho Superir. Empresta-se à presente aula inaugural e, ao trabalho realizado, o valor de contribuição - funcional e institucional finalística - adequada ao cumprimento dos Estatutos das instituições de trabalho, pensar e prospectar e ensinar.
A criar novo patamar de civilização, entre finalidades institucionais a cumprir (Estatuto/IFSULDEMINAS, Art. 24 }.
Aula inaugural - 1 [didática e mote educacional terapeutico]
Temática inicial: Poder e emancipação do subordinado.
Mote educacional: "diga não ao chefe".
Quando pode e deve. Impede corrupções, sanea estruturas. O instituto da Estabilidade como regra e observação. Finalidade didática: ementa em técnica administrativa e prática educacional libertária de povo e País. Implementa política pública - aplicada e aplicável também a município específico - estabelece regras a partir da qual Inconfidentes se propõe modelo e aplicação temática exemplar.
[ Pois torne seu ambiente um centro de excelência. E remova falsidade e fingimento. Ético, obedeça ao chefe. Mas, se melhor não, diga não também. Pleno dizer à praça pública e sincero falar, capaz, exercitado, verás como tudo muda ]
E mais, em contribuição à teoria do desenvolvimento tida como esboço, técnica e ciencia aplicada, à intencionalidade aplicada à curvatura do processo histórico, muito ainda acontecerá e se haverá de prover - sob demanda administrativa remanescente, saneadora de instituições.
Para tanto, sob o domínio da ética e da técnica inerente, ensinada e aplicada, o IFSULDEMINAS/IDEEHIA criado como Escola de Governo e Ciencia Aplicada, oferecerá à administração pública a correspondente contribuição planetária à curva mencionada do processo histórico; universidade especializada; embrionária, crítica, prospectiva e experimentalista (LDB, Art. 52; Parágrafo Único do Inciso III - "especializada por campo de saber"). Universidade instrumentalista aplicada à teoria do desenvolvimento arquitetado, planejado e engenhado -aplicadoà curvatura do processo histórico. Assunto a prosseguir - tema aberto, ambiental, político, econômico, social - requerido em contribuição ao debate atinente à curvatura ambiental arquitetada. Para se estabelecer a engenharia histórica e econômica correspondente. Metodo científico. aplicação.
Dizer não ao chefe quando pode e, quando deve, inverte direção de vetor. Amparado na lei, muda a administração publica. Muda povo. Muda pais.
Inverte vetor. Detentor da ética funcional inerente por seu código, o técnico pode dizer não à político desviado. Ao abuso de poder e desvio de finalidade.
E pedagogicamente haverá o subordinado de distinguir a ocasião sobre a possibilidade de dizer "não" ao chefe: será quando puder repetir em praça pública tudo quanto disse, escreveu e assinou antes e após dizer o "não" - livre por si, consciente.
Lição aprendida, força interna firmada, prazeroso, continue a executar suas atividades, tranquilo.
Será reconhecido. Possivelmente promovido por mérito e valor.
Vence o trabalho. Vence a Consciencia Libertária.
Vence povo. Vence país.
O instituto da ESTABILIDADE do servidor público garante esse direito de dizer não e inverter direção de vetor. Por certo promoverá. Estabelecerá Honra ao mérito.
Claro, antes de representar ao superior...
se precisar... tranquilo, diga não ao chefe.
Sinta esse prazer em trabalhar.
[corolário didático e pedagógico a cumprir]
Elementos de formação. A probidade administrativa
Em proveito da própria administração local e depois a expandir-se como modelo, retomam-se assuntos relativos à Educação e Administração Pública correspondente como ciência, ética e aplicação. Assim proposto, o jurista Hely Lopes Meirelles (in: - “Direito Administrativo Brasileiro” – 16ª Ed. – p.175) ainda por seus livros apropriadamente ensina, como se vê. E ao resto se soma matéria, prática e aplicação . Segue-lhe a didática objetiva. E a profilaxia quanto ao abuso de poder e desvio de finalidade. Restabelece o senso administrativo exigível. Conceitua matéria pública. A razão administrativa sob o pressuposto moral. Sobreleva o ato motivado, explicável em praça pública. O domínio público. A razão perquirida. A procedência, pressupostos. Princípios.
Pois eis vosso mundo onde o Estado se torna réu.
E eis, local, vossa crise moral-administrativa (razão per se questionável): eis vossos procuradores (municipal e federal), sucessivamente advogarem a Lei de Gerson. Por último, para sonegar certidão. Pois em nome da administração pública, sob cinismo (oficial), enunciaram:
..."o direito não socorre quem dorme".
Pois haverá de se regenerar o mundo desde a Nova Escola em Administração Pública. Pois, desde Inconfidentes, desagravado e homenageado em nova Escola - haver-se-á de repetir quanto ensinou e ainda ensina o mestre dos juristas ante o requerido:
...“o administrador público justifica a sua ação administrativa indicando os fatos que ensejaram o ato e, os preceitos jurídicos que autorizam a sua prática”.
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{OBS: a matéria acima tratada constitui "epílogo" comum às postagens relacionadas à Administração Pública neste Blog e em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com/ . }
Matéria letiva - requerida
Proc. 23000.084656/2008-38 - Edital N° 11/ EAFI, 26/11/08
Acima e ao lado, sob marcadores, acrescentam-se e prosseguem matérias a propósito. Conferir postagens e datas.
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