ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA! COM LICENÇA... DATA VÊNIA! OUTRO MUNDO PODE HAVER!

Editor

Raul Ferreira Bártholo
Inconfidentes, MG...

Pedra fundamental requerida. IDEEHIA. Centro de Estudos
Local(GPS): 22º 18,540' (S) e 46º 20,142' (W)

e-mail: exemplodeinconfidentes@gmail.com
Sempre serão bem-vindas toda correção, crítica e aperfeiçoamento.

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terça-feira, 10 de agosto de 2010

Escola de Governo e Adminnistração Pública - IDEEHIA/IFSULDEMINAS. Aula inaugural - 1

Aula Inaugural programática - 1
IDEEHIA/IFSULDEMINAS


Temática global exemplar entre assuntos administrativos.
Poderiam ser tratados desde cursos do PROEJA - Didática e profilaxia social.



Tema original:
A  curvatura do processo histórico, instrumentalização e remoção de patologias na administração pública


Dedicatória: à soberania de consciência do funcionário Público subalterno
para agir e cumprir dever e, altivamente dizer “não” ao superior

homenagem/ensinamento: Prof. Hely Lopes Meirelles -in: “Direito administrativo Brasileiro”.

Homenagem/Aplicação: João Moreira Bártholo - Diretor (1912 – 1988) EAVM/EAFI/ifsuldeminas; 1958 - 1970



Abordagem

I -  Psicoterapia, Pedagogia e Didática exaltada. 


Poder legal de subordinado aplicado: “Diga não ao chefe

Deveres do funcionário Público. Amparo na lei. Diga não a seu chefe se precisar. Será a primeira psicoterapia-social-adminnistrativa a ser ensinada em escolas de Administração Pública. Exatamente para que ao seu ingresso todo funcionário se reconheça e conheça seu poder. E cumpra o manual ético da função. Pois Temos a felicidade de tornar didáticas as relações do exemplo candente de Inconfidentes (MG) – virtual laboratório e centro de reciclarem de teorias e valores da humanidade. E destinado a se tornar modelo em Administração pública.



II - Terapia e valor do funcionário

Eis, justificado e, por necessidade, a garantia do instituto da estabilidade do funcionário público. Sua força. Seu poder que não pode ser abdicado. Eis o Código de ética do Servidor Público e da alta administração publica, letras expressas a cumprir. Normas técnicas, Códigos éticos de Ordens e profissões, ciência e matéria aplicada.

Ética governamental global, ciência e técnica aplicada. Consciência pública difusa. Dever. Valor e competência funcional.

Pois aprenda o subordinado a magnitude ética  e do dever correspondente ao cargo. E sempre rewsponsável pelo quanto disse, fez ouescreveu,  diga "não".  O não necessário a seu chefe. E após, aprenda a se representar à autoridade superior - também por dever e em nome da lei.

E diga a verdade. Eis  razão (força soberana) da qual o subordinado torna-se portador. Força e poder inerente, capaz de sustentar-se, meridiana. Palavra a pronunciar em praça pública.  Pois eis agente público potente, a inflectir a curvatura do processo histórico; razão de palavra ética, voluntária, libertária, potente, consciente.  Pois inclinam-se vetores de desenvolvimento e dirigem-se passos da humanidade nos atos da administração pública. Debate, conduz os Macrovetores do Desenvolvimento frente aos Ecossistemas brasileiros e internacionais Organiza a vida no planeta..


III – Mundo administrado, vontade e representação

Arquitetura global, planetária e, engenharia ambiental aplicada planejam, operam e controlam a curvatura do processo histórico como matéria e aplicação a conferir ciência e tecnologia aplicada. Pois cumpre administrar a coreografia econômica. Impulsionar o social pelas artes da razão e pelas forças da vontade. Sincronizar o bailado humano global, planetário. Tornar a economia hedonista, a sociologia prazerosa. E a política final esboçada pela curva Acrescenta sustentabilidade e planejamento às utopias sob princípios de liberdade e justiça.



IV – Mundo empírico, administrado.

Pois muito irá contribuir o IFSULDEMINAS, acrescido ao impulso crítico, prospectivo e experimentalista IDEEHIA para fazerem-se revisões sobre teorias e valores.


V - Sobre a ordens das coisas.

Sobre patologias identificadas. Análises a partir de exemplos hoje constituem amplo material de consulta disponível em acervo. São úteis para firmarem-se ementas localizadas. Especialmente sobre técnicas em gestão de recursos públicos e ética aplicada. A aplicação das curvas de custos no controle das obras públicas é um exemplo candente sobre o redirecionamento possível a ser implementados aos vetores de desenvolvimento ou manutenção de atrasos a serem contabilizados e transpostos à reorientação da curvatura do processo histórico determinado e/ou determinável.


VI - Sobre regeneração funcional necessária

Haverá reversão de expectativas quando a consciência do funcionário público encorajá-lo a dizer não ao chefe, quando assim entender dever, consciência ética preservada.

Evidentemente em toda administração pública, mundo afora, após a catarse necessária ao entendimento do presente sobre as quais se firmam ementas, a retrospectiva sobre a administração pública irá requerer profundas modificações de costumes quando, ao revertermos os vetores da educação acrescido à Escolas de Administração Pública e Governo (CF, Art. 39, Parágrafo segundo), o exemplo de Inconfidentes tornar-se didático, crítico, regenerador de si mesmo pela volta à correção formal exigida na administração Pública para cumprirem-se os objetivos do Art. 37 constitucional referentes à eficiencia, legalidade, moralidade e impessoalidade.
Além da guinada da linguistica estabelecer-se em conformidade com o Manual de Redação da Presidencia da República como expressão comunicativa do poder público tanto internamente como ante o administrado.
A guinada da linguística será decorrencia da competencia da comunicação. Do poder da palavra, razão dialógica, convenvimento e do novo consenso diretor firmado.


VII – Sobre a retomada do processo.

Será cumprir a lei. No caso, acrescidos aos cuidados éticos inerentes ao Art. 225 constitucional em respeito universal à Terra, a seu potencial, ao meio ambiente e limites naturais – ondições de contorno através das quais ajustar-se-ão vetores e economia. Assim estabelecer-se-á a curvatura do processo histórico de forma redirecionada, planejada, operada. Pois eis, apresentada a curvatura r s instrumentalização correspondente quando se torna proposta justamente para isso a inclusão nos organogramas ajustados em planejamento e operação aos do MEC/MMA entre outros ministérios e instituições; centro recíproco de processamento das experiências ambientais do campo real/IBAMA/SISNAMA aos de Universidade especializada por Campo de Saber (LDB, Art. 52, Inciso III, Parágrafo Único).

Evidentemente gratificado pela formulação

Requerer continuidade e aplicação.


Ao Conselho Superior, professores, alunos.
Pela Terra, a transcender humanidade.

Inconfidentes, 10 de agosto de 2010

Subscreve

Raul Ferreira Bártholo
EAVM/IFSULDEMINAS
Conselheiro, Ex-aluno 1962.

(Segue-se matéria proposta à consideração do Conselho Superior e acervo correspondente doado em consignação de intenções a partir do Projeto Ambiental de Inconfidentes.)

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ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA. DATA VÊNIA... COM LICENÇA! OUTRO MUNDO SERÁ P0SSÍVEL!

Epílogo às postagens acima

No propósito de colecionar ementas sobre matérias de interesse à curvatura do processo histórico como ato a ser provido pela administração pública dotada de projeto e intencionalidade, as sínteses das observações e análises e revisões sobre educação, administração pública, técnica e ética aplicada são transferíveis e disponibilizadas como metodologia aplicada em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com (ainda em organização).

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Descritores

A curvatura do processo histórico. O plano diretor. Técnica e Ética aplicada. Poder. Patologias. A Escola de Governo.

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Conceitos. Relações. Método das aproximações sucessivas Abertura com textos introdutórios. Matéria coligida em aproveitamento vincula autor. Apropriados também para iniciar debate, narram visão, tempo e história (ver definição de termos - negrito - para clareza de termos empregáveis sobre vida e o viver - pela Terra. Meio Ambiente História. Técnica. Ciencia. Cosmovisão. Poder. Política.

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Totens e Tabus. Do outro lado da crise. Leia, confira. O outro mundo.

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Pois eis vossa crise, vosso mundo - contraditório. E eis a paisagem moral humana, final, circundante. Eis vasto mundo, vossas crenças. Vossos valores. Vossa civilização. Eis o Espelho Ambiental, o Panorama Social. E eis o Tapume Político, Econômico. E nele, exemplar, eis Inconfidentes (MG). Local histórico voltado à Educação, Arte e Ciência Aplicada. Vocacionado à revisão sobre teorias e valores sobre a Terra.

E eis vossa ancestralidade. E eis indignado o presente.

Breves ensaios.

Sobre dispensas da formalidade linguistica afeita ao Manual de Redação da Presidencia da República. Virtudes e mazelas em Administração Pública. Pois eis a paisagem linguística a se desvelar -pela palavra oficial. A Ética do Discurso. A crítica regeneradora. Conceitos administrativos. Revisões. Eis patologias a remover. A contrapartida do projeto organizativo.

Eis a cumprir: a nova Escola em Administração Pública.

{[Tema diretor e administrativo proposto a partir de escola de Governo em cumprimento ao Art. 39 da Constituição Federal referido ao sentido do Parágrafo dois, onde se ministrem técnicas de administração, organização e planejamento ambiental, social e econômico - permanente - em aditamento ao enuciado da aula Inaugural pronunciada no interior do IFSULDEMINAS ] Refere-se a mencionada aula a cursos à distância ministrados especificamente para cursos de administração pública sob propósito inicial reduzido - então oferecido à considerção do Conselho Superir. Empresta-se à presente aula inaugural e, ao trabalho realizado, o valor de contribuição - funcional e institucional finalística - adequada ao cumprimento dos Estatutos das instituições de trabalho, pensar e prospectar e ensinar.

A criar novo patamar de civilização, entre finalidades institucionais a cumprir (Estatuto/IFSULDEMINAS, Art. 24 }.

Aula inaugural - 1 [didática e mote educacional terapeutico]

Temática inicial: Poder e emancipação do subordinado.

Mote educacional: "diga não ao chefe".

Quando pode e deve. Impede corrupções, sanea estruturas. O instituto da Estabilidade como regra e observação. Finalidade didática: ementa em técnica administrativa e prática educacional libertária de povo e País. Implementa política pública - aplicada e aplicável também a município específico - estabelece regras a partir da qual Inconfidentes se propõe modelo e aplicação temática exemplar.

[ Pois torne seu ambiente um centro de excelência. E remova falsidade e fingimento. Ético, obedeça ao chefe. Mas, se melhor não, diga não também. Pleno dizer à praça pública e sincero falar, capaz, exercitado, verás como tudo muda ]

E mais, em contribuição à teoria do desenvolvimento tida como esboço, técnica e ciencia aplicada, à intencionalidade aplicada à curvatura do processo histórico, muito ainda acontecerá e se haverá de prover - sob demanda administrativa remanescente, saneadora de instituições.

Para tanto, sob o domínio da ética e da técnica inerente, ensinada e aplicada, o IFSULDEMINAS/IDEEHIA criado como Escola de Governo e Ciencia Aplicada, oferecerá à administração pública a correspondente contribuição planetária à curva mencionada do processo histórico; universidade especializada; embrionária, crítica, prospectiva e experimentalista (LDB, Art. 52; Parágrafo Único do Inciso III - "especializada por campo de saber"). Universidade instrumentalista aplicada à teoria do desenvolvimento arquitetado, planejado e engenhado -aplicadoà curvatura do processo histórico. Assunto a prosseguir - tema aberto, ambiental, político, econômico, social - requerido em contribuição ao debate atinente à curvatura ambiental arquitetada. Para se estabelecer a engenharia histórica e econômica correspondente. Metodo científico. aplicação.

Dizer não ao chefe quando pode e, quando deve, inverte direção de vetor. Amparado na lei, muda a administração publica. Muda povo. Muda pais.

Inverte vetor. Detentor da ética funcional inerente por seu código, o técnico pode dizer não à político desviado. Ao abuso de poder e desvio de finalidade.

E pedagogicamente haverá o subordinado de distinguir a ocasião sobre a possibilidade de dizer "não" ao chefe: será quando puder repetir em praça pública tudo quanto disse, escreveu e assinou antes e após dizer o "não" - livre por si, consciente.

Lição aprendida, força interna firmada, prazeroso, continue a executar suas atividades, tranquilo.

Será reconhecido. Possivelmente promovido por mérito e valor.

Vence o trabalho. Vence a Consciencia Libertária.

Vence povo. Vence país.

O instituto da ESTABILIDADE do servidor público garante esse direito de dizer não e inverter direção de vetor. Por certo promoverá. Estabelecerá Honra ao mérito.

Claro, antes de representar ao superior...

se precisar... tranquilo, diga não ao chefe.

Sinta esse prazer em trabalhar.

[corolário didático e pedagógico a cumprir]

Elementos de formação. A probidade administrativa

Em proveito da própria administração local e depois a expandir-se como modelo, retomam-se assuntos relativos à Educação e Administração Pública correspondente como ciência, ética e aplicação. Assim proposto, o jurista Hely Lopes Meirelles (in: - “Direito Administrativo Brasileiro” – 16ª Ed. – p.175) ainda por seus livros apropriadamente ensina, como se vê. E ao resto se soma matéria, prática e aplicação . Segue-lhe a didática objetiva. E a profilaxia quanto ao abuso de poder e desvio de finalidade. Restabelece o senso administrativo exigível. Conceitua matéria pública. A razão administrativa sob o pressuposto moral. Sobreleva o ato motivado, explicável em praça pública. O domínio público. A razão perquirida. A procedência, pressupostos. Princípios.

Pois eis vosso mundo onde o Estado se torna réu.

E eis, local, vossa crise moral-administrativa (razão per se questionável): eis vossos procuradores (municipal e federal), sucessivamente advogarem a Lei de Gerson. Por último, para sonegar certidão. Pois em nome da administração pública, sob cinismo (oficial), enunciaram:

..."o direito não socorre quem dorme".

Pois haverá de se regenerar o mundo desde a Nova Escola em Administração Pública. Pois, desde Inconfidentes, desagravado e homenageado em nova Escola - haver-se-á de repetir quanto ensinou e ainda ensina o mestre dos juristas ante o requerido:

...“o administrador público justifica a sua ação administrativa indicando os fatos que ensejaram o ato e, os preceitos jurídicos que autorizam a sua prática”.

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{OBS: a matéria acima tratada constitui "epílogo" comum às postagens relacionadas à Administração Pública neste Blog e em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com/ . }

Matéria letiva - requerida

Proc. 23000.084656/2008-38 - Edital N° 11/ EAFI, 26/11/08

Acima e ao lado, sob marcadores, acrescentam-se e prosseguem matérias a propósito. Conferir postagens e datas.