ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA! COM LICENÇA... DATA VÊNIA! OUTRO MUNDO PODE HAVER!

Editor

Raul Ferreira Bártholo
Inconfidentes, MG...

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segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Sobre Educação a Distância

A propósito de contribuições à teoria do desenvolvimento 
e ao IFSULDEMINAS  - entre biblioteca e acervo técnico disponível (doado em consignação)

Segundo matéria extraída do próprio site oficial, eis em quase trinta anos de adiantamento a preocupação que ora se impõe quando se encontra o IFSULDEMINAS ao intalar e interligar redes de transmissão de conhecimento e, participar do VII Encontro de Pesquisa do Currículo Referência - ainda sem definição precisa sobre mérito e conteúdo.

Segundo a matéria,

"A Educação a Distância (EaD) dá um passo à frente no IFSULDEMINAS". Entre os dias 18 e 20 de outubro, coordenadores e professores do Instituto participaram do VI Encontro de Pesquisa do Currículo Referência, em Brasília. O evento reuniu profissionais da área para o "Curso de Formação de Gestores em EaD". E também para a apresentação do "Currículo".

E acrescenta a matéria: "Este documento poderá guiar a definição do perfil profissional adequado, bem como competências, habilidades, bases tecnológicas e ementas para a formação profissional de nível técnico em cursos da mesma natureza".

Por sua vez, ..."o coordenador de EaD do IFSULDEMINAS, Luciano Pereira Carvalho, acredita na funcionalidade do documento: “a versão preliminar do Currículo Referência vai auxiliar, e muito, o Instituto, para os cursos técnicos da modalidade EaD, que já existem no Campus Muzambinho (Informática, Cafeicultura e Meio Ambiente), além do recém aprovado curso técnico em Segurança do Trabalho para o campus Machado e outros cursos que futuramente iremos ofertar”.

Segundo a matéria publicada, ..."Participaram do evento os professores do Campus Muzambinho, Profª. Rosângela (coordenadora do curso Técnico em Informática, na modalidade EaD), Prof. Márcio Maltarolli (coordenador do curso Técnico em Cafeicultura - EaD) e o Prof. Claudiomir (coordenador do curso Técnico em Meio Ambiente - EaD".

E a seguir, acrescenta título e esclarece:

Currículo Referência

"O currículo referência é fruto do trabalho coletivo de professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e das Escolas Técnicas Profissionais Estaduais que atuam no âmbito do Sistema e-Tec Brasil. Por meio de um minucioso trabalho de pesquisa, coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina, o documento foi elaborado e, a partir de agora, disponibiliza um conjunto de Matrizes Curriculares de Referência Nacional, que servirão na orientação dos profissionais de EaD e cursos da modalidade".

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Pois bem,

eis quanto custa organizar o esforço coletivo e pela via da comunicação estabelecer, crítico e sob (con)senso publico revisor de si mesmo, firmada, a calha educacional da ED criativa e libertária, conduzir movimentos sociais e das organizações de Estado. Aulas em cursos de Longa Distancia Publicações.

E eis algumas técnicas como o VTI - tutorado, iniciado na década de 60  pela marinha americana para formar tripulações de seus navios emcursos à longa distância. E eis,finalmente, a exclusão do professor de carne e osso, como se prospectava quando as aulas se tornassem programas de auditório inspirados em programas comoos do Sr. sílvio santos, nominalmente assinalado na época, quando foram escritos os artigos
abaixo.

Certamente as preocupações na época levantadas pelo artigo "Professores, Televisão e Robot" representam questões atuais a serem apreciadas quando o IFSULDEMINAS ao fim necessitará rever cursos e licenciaturas para monitores destinados a trabalhos específicos... repetidores de conhecimento existente.

Pois verdadeiramente corre-se o risco de extinguir o professor e restringir a geração de conhecimento.

Extinguir a pessoa de carne e osso, experiência sensivel, ciência e saber acumulados. corre-se o risco de neutralizar a crítica e tolher liberdade de pensamento e criação.
Eis campos e limites potenciais à atuação da Educação à Distância!
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ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA. DATA VÊNIA... COM LICENÇA! OUTRO MUNDO SERÁ P0SSÍVEL!

Epílogo às postagens acima

No propósito de colecionar ementas sobre matérias de interesse à curvatura do processo histórico como ato a ser provido pela administração pública dotada de projeto e intencionalidade, as sínteses das observações e análises e revisões sobre educação, administração pública, técnica e ética aplicada são transferíveis e disponibilizadas como metodologia aplicada em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com (ainda em organização).

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Descritores

A curvatura do processo histórico. O plano diretor. Técnica e Ética aplicada. Poder. Patologias. A Escola de Governo.

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Conceitos. Relações. Método das aproximações sucessivas Abertura com textos introdutórios. Matéria coligida em aproveitamento vincula autor. Apropriados também para iniciar debate, narram visão, tempo e história (ver definição de termos - negrito - para clareza de termos empregáveis sobre vida e o viver - pela Terra. Meio Ambiente História. Técnica. Ciencia. Cosmovisão. Poder. Política.

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Totens e Tabus. Do outro lado da crise. Leia, confira. O outro mundo.

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Pois eis vossa crise, vosso mundo - contraditório. E eis a paisagem moral humana, final, circundante. Eis vasto mundo, vossas crenças. Vossos valores. Vossa civilização. Eis o Espelho Ambiental, o Panorama Social. E eis o Tapume Político, Econômico. E nele, exemplar, eis Inconfidentes (MG). Local histórico voltado à Educação, Arte e Ciência Aplicada. Vocacionado à revisão sobre teorias e valores sobre a Terra.

E eis vossa ancestralidade. E eis indignado o presente.

Breves ensaios.

Sobre dispensas da formalidade linguistica afeita ao Manual de Redação da Presidencia da República. Virtudes e mazelas em Administração Pública. Pois eis a paisagem linguística a se desvelar -pela palavra oficial. A Ética do Discurso. A crítica regeneradora. Conceitos administrativos. Revisões. Eis patologias a remover. A contrapartida do projeto organizativo.

Eis a cumprir: a nova Escola em Administração Pública.

{[Tema diretor e administrativo proposto a partir de escola de Governo em cumprimento ao Art. 39 da Constituição Federal referido ao sentido do Parágrafo dois, onde se ministrem técnicas de administração, organização e planejamento ambiental, social e econômico - permanente - em aditamento ao enuciado da aula Inaugural pronunciada no interior do IFSULDEMINAS ] Refere-se a mencionada aula a cursos à distância ministrados especificamente para cursos de administração pública sob propósito inicial reduzido - então oferecido à considerção do Conselho Superir. Empresta-se à presente aula inaugural e, ao trabalho realizado, o valor de contribuição - funcional e institucional finalística - adequada ao cumprimento dos Estatutos das instituições de trabalho, pensar e prospectar e ensinar.

A criar novo patamar de civilização, entre finalidades institucionais a cumprir (Estatuto/IFSULDEMINAS, Art. 24 }.

Aula inaugural - 1 [didática e mote educacional terapeutico]

Temática inicial: Poder e emancipação do subordinado.

Mote educacional: "diga não ao chefe".

Quando pode e deve. Impede corrupções, sanea estruturas. O instituto da Estabilidade como regra e observação. Finalidade didática: ementa em técnica administrativa e prática educacional libertária de povo e País. Implementa política pública - aplicada e aplicável também a município específico - estabelece regras a partir da qual Inconfidentes se propõe modelo e aplicação temática exemplar.

[ Pois torne seu ambiente um centro de excelência. E remova falsidade e fingimento. Ético, obedeça ao chefe. Mas, se melhor não, diga não também. Pleno dizer à praça pública e sincero falar, capaz, exercitado, verás como tudo muda ]

E mais, em contribuição à teoria do desenvolvimento tida como esboço, técnica e ciencia aplicada, à intencionalidade aplicada à curvatura do processo histórico, muito ainda acontecerá e se haverá de prover - sob demanda administrativa remanescente, saneadora de instituições.

Para tanto, sob o domínio da ética e da técnica inerente, ensinada e aplicada, o IFSULDEMINAS/IDEEHIA criado como Escola de Governo e Ciencia Aplicada, oferecerá à administração pública a correspondente contribuição planetária à curva mencionada do processo histórico; universidade especializada; embrionária, crítica, prospectiva e experimentalista (LDB, Art. 52; Parágrafo Único do Inciso III - "especializada por campo de saber"). Universidade instrumentalista aplicada à teoria do desenvolvimento arquitetado, planejado e engenhado -aplicadoà curvatura do processo histórico. Assunto a prosseguir - tema aberto, ambiental, político, econômico, social - requerido em contribuição ao debate atinente à curvatura ambiental arquitetada. Para se estabelecer a engenharia histórica e econômica correspondente. Metodo científico. aplicação.

Dizer não ao chefe quando pode e, quando deve, inverte direção de vetor. Amparado na lei, muda a administração publica. Muda povo. Muda pais.

Inverte vetor. Detentor da ética funcional inerente por seu código, o técnico pode dizer não à político desviado. Ao abuso de poder e desvio de finalidade.

E pedagogicamente haverá o subordinado de distinguir a ocasião sobre a possibilidade de dizer "não" ao chefe: será quando puder repetir em praça pública tudo quanto disse, escreveu e assinou antes e após dizer o "não" - livre por si, consciente.

Lição aprendida, força interna firmada, prazeroso, continue a executar suas atividades, tranquilo.

Será reconhecido. Possivelmente promovido por mérito e valor.

Vence o trabalho. Vence a Consciencia Libertária.

Vence povo. Vence país.

O instituto da ESTABILIDADE do servidor público garante esse direito de dizer não e inverter direção de vetor. Por certo promoverá. Estabelecerá Honra ao mérito.

Claro, antes de representar ao superior...

se precisar... tranquilo, diga não ao chefe.

Sinta esse prazer em trabalhar.

[corolário didático e pedagógico a cumprir]

Elementos de formação. A probidade administrativa

Em proveito da própria administração local e depois a expandir-se como modelo, retomam-se assuntos relativos à Educação e Administração Pública correspondente como ciência, ética e aplicação. Assim proposto, o jurista Hely Lopes Meirelles (in: - “Direito Administrativo Brasileiro” – 16ª Ed. – p.175) ainda por seus livros apropriadamente ensina, como se vê. E ao resto se soma matéria, prática e aplicação . Segue-lhe a didática objetiva. E a profilaxia quanto ao abuso de poder e desvio de finalidade. Restabelece o senso administrativo exigível. Conceitua matéria pública. A razão administrativa sob o pressuposto moral. Sobreleva o ato motivado, explicável em praça pública. O domínio público. A razão perquirida. A procedência, pressupostos. Princípios.

Pois eis vosso mundo onde o Estado se torna réu.

E eis, local, vossa crise moral-administrativa (razão per se questionável): eis vossos procuradores (municipal e federal), sucessivamente advogarem a Lei de Gerson. Por último, para sonegar certidão. Pois em nome da administração pública, sob cinismo (oficial), enunciaram:

..."o direito não socorre quem dorme".

Pois haverá de se regenerar o mundo desde a Nova Escola em Administração Pública. Pois, desde Inconfidentes, desagravado e homenageado em nova Escola - haver-se-á de repetir quanto ensinou e ainda ensina o mestre dos juristas ante o requerido:

...“o administrador público justifica a sua ação administrativa indicando os fatos que ensejaram o ato e, os preceitos jurídicos que autorizam a sua prática”.

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{OBS: a matéria acima tratada constitui "epílogo" comum às postagens relacionadas à Administração Pública neste Blog e em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com/ . }

Matéria letiva - requerida

Proc. 23000.084656/2008-38 - Edital N° 11/ EAFI, 26/11/08

Acima e ao lado, sob marcadores, acrescentam-se e prosseguem matérias a propósito. Conferir postagens e datas.