ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA! COM LICENÇA... DATA VÊNIA! OUTRO MUNDO PODE HAVER!

Editor

Raul Ferreira Bártholo
Inconfidentes, MG...

Pedra fundamental requerida. IDEEHIA. Centro de Estudos
Local(GPS): 22º 18,540' (S) e 46º 20,142' (W)

e-mail: exemplodeinconfidentes@gmail.com
Sempre serão bem-vindas toda correção, crítica e aperfeiçoamento.

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segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Sobre Universidade, futuro e ação instumental

Porque não?

Porque não pode em Inconfidentes, desde sua natureza
se inspirar no exemplo  da Universidade de Viena
onde o espírito investigativo da ciência não pode ser tolhido. Depois colhido, humanístico, compartilhado.
Dispostas à energia prospectiva do livre pensar ("aufklarung"), propor e exprimir.

Cadeias de pensar acumulado (energia-crítica). Potência de pensar. Explosão modificadora à qual se ajustam mundo. Concepções às quais na história o Dr. Freud desponta como 3ª geração de "aufklarung" (Eros, Alma, pisicanálise. Biologia, instinto. repressão. Totens, tabus. neurose.  Futuro de ilusões. Mal estar na civilização) a explicar  quanto e como "somos" libertários e repressivos nesse mundo. E analíticos a partir daí passarmos a conceber vida e mundo de forma modificada. Revolucionariamente modificada. Pois antes, em primeira geração de "aufklarung", o Sr. Copérnico nos brindara com o estrondar teórico. Destronou a Terra onde tudo se regulava como centro do universo - modos e costumes.... Pois eis pós Copérnico... eis quando em 2ª geração de "aufklarung", o Sr. Darwin elucidar sobre - quem viemos dentre origens e espécies vivas. Ou seja, vitalidade. Energia vital. Valor. Potência sobre a Terra. Bio-matéria evolutiva, ambulante, a se dispersar. Massa movente sob ambiente solar,  ex-centro de universo. Mas sim, ao sol. Justo quanto sob ele se permitiu ao Sr. Darwin contemplar a espécie - luminosa bio-energia - evolucionista. Portanto, eis tal constatação sobre a qual nos organizamos no mundo. Por depois tudo diferir, marca-se assim o 2º "aufklarung" explicativo à nossa animalidade.

Quando então já incorporado À TEORIA DO DESENVOLVIMENTO, título e proveito agregado à matéria, sobre o animal do Sr. Darwin, assentou-se a alma do Dr. Freud e as potências do ID a erotizar o mundo. Elucidar sobre vontades e demandas explicar neuroses e repressões e o mal estar na civilização. Mal estar esse social pelo qual em sucessão em 4ª geração de "aufklarung", o Sr. Marx é o nome a reunir à análise anímica anterior, o mover econômico, mundo circundante a prover o princípio biológico primevo: a cada um, conforme sua necessidade. Ou seja: a bio demanda pelo trabalho. E as concepções de justiça, liberdade, contrato social, trabalho aplicado. Mundo a mover-se para atender demanda. mercado de trocas, valor. mais valia. Pois eis no topo do pensar da humanidade onde concepções depois de expressas condicionam posteridade, nesse esboçar da teoria do desenvolvimento a ser continuada, situado o Sr. Marx como o 4º "afuflarung" ocorrido na histórias da humanidade.

Esse alinhavo implica em situar o presente. E se trata de matéria viva. Pensamento. E de responder: diferenciada dos animais e potente sobre a Terra... para onde vai a humanidade? Evidentemente a guinada da linguística  a ética do discurso, o consenso, potência. dialética,  razão dialógica; competência da comunicação fazem hoje o filósofo contemporâneo Jürgen Habermas, luminar presente aqui nominado, situar-se como representante da 5ª geração de "aufkarung".  Expressão da Escola psicanalítica de Frankfurt, traz o acumulado. E o traduz em teorias de comunicação. No caso, a valer, desde quando os arapexes, povos primitivos (mal a humanidade havia descido das árvores)  tiveram de se estabelecer sobre a Terra - sob concepções de desfrutarem do jardim circundante, tal como desfrutada sob viço e prazer vida primária, necessidades comuns de troca, divisão de trabalho e organização. Por onde hoje se assentam calhas e engenharias das leis, direito de democracia.  Conceitos de justiça, ética, moral, liberdade de expressão, pensamento, trabalho, arte e prazer. Neuroses e histerias.

E por Habermas (5º "aufklarung"), cumpre à história da humanidade portadora e crítica da consciência da humanidade sobre si mesma estabelecer seu direcionamento sobre o futuro. E eis portanto a função instrumental do poder ao qual se pretende desenvolver na universidade cogitada pelo mesmo espírito crítico, analítico e prospectiva da Universidade de Viena com melhor aproveitamento do potencial local, estrutural e disponível em Inconfidentes. Exatamente, para inaugurar Escola de Governo e Administração Pública agregada à universidade especializada por campo de saber (LBD, Art. 52, III, Parágrafo Único).

Porque não pode?:


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ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA. DATA VÊNIA... COM LICENÇA! OUTRO MUNDO SERÁ P0SSÍVEL!

Epílogo às postagens acima

No propósito de colecionar ementas sobre matérias de interesse à curvatura do processo histórico como ato a ser provido pela administração pública dotada de projeto e intencionalidade, as sínteses das observações e análises e revisões sobre educação, administração pública, técnica e ética aplicada são transferíveis e disponibilizadas como metodologia aplicada em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com (ainda em organização).

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Descritores

A curvatura do processo histórico. O plano diretor. Técnica e Ética aplicada. Poder. Patologias. A Escola de Governo.

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Conceitos. Relações. Método das aproximações sucessivas Abertura com textos introdutórios. Matéria coligida em aproveitamento vincula autor. Apropriados também para iniciar debate, narram visão, tempo e história (ver definição de termos - negrito - para clareza de termos empregáveis sobre vida e o viver - pela Terra. Meio Ambiente História. Técnica. Ciencia. Cosmovisão. Poder. Política.

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Totens e Tabus. Do outro lado da crise. Leia, confira. O outro mundo.

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Pois eis vossa crise, vosso mundo - contraditório. E eis a paisagem moral humana, final, circundante. Eis vasto mundo, vossas crenças. Vossos valores. Vossa civilização. Eis o Espelho Ambiental, o Panorama Social. E eis o Tapume Político, Econômico. E nele, exemplar, eis Inconfidentes (MG). Local histórico voltado à Educação, Arte e Ciência Aplicada. Vocacionado à revisão sobre teorias e valores sobre a Terra.

E eis vossa ancestralidade. E eis indignado o presente.

Breves ensaios.

Sobre dispensas da formalidade linguistica afeita ao Manual de Redação da Presidencia da República. Virtudes e mazelas em Administração Pública. Pois eis a paisagem linguística a se desvelar -pela palavra oficial. A Ética do Discurso. A crítica regeneradora. Conceitos administrativos. Revisões. Eis patologias a remover. A contrapartida do projeto organizativo.

Eis a cumprir: a nova Escola em Administração Pública.

{[Tema diretor e administrativo proposto a partir de escola de Governo em cumprimento ao Art. 39 da Constituição Federal referido ao sentido do Parágrafo dois, onde se ministrem técnicas de administração, organização e planejamento ambiental, social e econômico - permanente - em aditamento ao enuciado da aula Inaugural pronunciada no interior do IFSULDEMINAS ] Refere-se a mencionada aula a cursos à distância ministrados especificamente para cursos de administração pública sob propósito inicial reduzido - então oferecido à considerção do Conselho Superir. Empresta-se à presente aula inaugural e, ao trabalho realizado, o valor de contribuição - funcional e institucional finalística - adequada ao cumprimento dos Estatutos das instituições de trabalho, pensar e prospectar e ensinar.

A criar novo patamar de civilização, entre finalidades institucionais a cumprir (Estatuto/IFSULDEMINAS, Art. 24 }.

Aula inaugural - 1 [didática e mote educacional terapeutico]

Temática inicial: Poder e emancipação do subordinado.

Mote educacional: "diga não ao chefe".

Quando pode e deve. Impede corrupções, sanea estruturas. O instituto da Estabilidade como regra e observação. Finalidade didática: ementa em técnica administrativa e prática educacional libertária de povo e País. Implementa política pública - aplicada e aplicável também a município específico - estabelece regras a partir da qual Inconfidentes se propõe modelo e aplicação temática exemplar.

[ Pois torne seu ambiente um centro de excelência. E remova falsidade e fingimento. Ético, obedeça ao chefe. Mas, se melhor não, diga não também. Pleno dizer à praça pública e sincero falar, capaz, exercitado, verás como tudo muda ]

E mais, em contribuição à teoria do desenvolvimento tida como esboço, técnica e ciencia aplicada, à intencionalidade aplicada à curvatura do processo histórico, muito ainda acontecerá e se haverá de prover - sob demanda administrativa remanescente, saneadora de instituições.

Para tanto, sob o domínio da ética e da técnica inerente, ensinada e aplicada, o IFSULDEMINAS/IDEEHIA criado como Escola de Governo e Ciencia Aplicada, oferecerá à administração pública a correspondente contribuição planetária à curva mencionada do processo histórico; universidade especializada; embrionária, crítica, prospectiva e experimentalista (LDB, Art. 52; Parágrafo Único do Inciso III - "especializada por campo de saber"). Universidade instrumentalista aplicada à teoria do desenvolvimento arquitetado, planejado e engenhado -aplicadoà curvatura do processo histórico. Assunto a prosseguir - tema aberto, ambiental, político, econômico, social - requerido em contribuição ao debate atinente à curvatura ambiental arquitetada. Para se estabelecer a engenharia histórica e econômica correspondente. Metodo científico. aplicação.

Dizer não ao chefe quando pode e, quando deve, inverte direção de vetor. Amparado na lei, muda a administração publica. Muda povo. Muda pais.

Inverte vetor. Detentor da ética funcional inerente por seu código, o técnico pode dizer não à político desviado. Ao abuso de poder e desvio de finalidade.

E pedagogicamente haverá o subordinado de distinguir a ocasião sobre a possibilidade de dizer "não" ao chefe: será quando puder repetir em praça pública tudo quanto disse, escreveu e assinou antes e após dizer o "não" - livre por si, consciente.

Lição aprendida, força interna firmada, prazeroso, continue a executar suas atividades, tranquilo.

Será reconhecido. Possivelmente promovido por mérito e valor.

Vence o trabalho. Vence a Consciencia Libertária.

Vence povo. Vence país.

O instituto da ESTABILIDADE do servidor público garante esse direito de dizer não e inverter direção de vetor. Por certo promoverá. Estabelecerá Honra ao mérito.

Claro, antes de representar ao superior...

se precisar... tranquilo, diga não ao chefe.

Sinta esse prazer em trabalhar.

[corolário didático e pedagógico a cumprir]

Elementos de formação. A probidade administrativa

Em proveito da própria administração local e depois a expandir-se como modelo, retomam-se assuntos relativos à Educação e Administração Pública correspondente como ciência, ética e aplicação. Assim proposto, o jurista Hely Lopes Meirelles (in: - “Direito Administrativo Brasileiro” – 16ª Ed. – p.175) ainda por seus livros apropriadamente ensina, como se vê. E ao resto se soma matéria, prática e aplicação . Segue-lhe a didática objetiva. E a profilaxia quanto ao abuso de poder e desvio de finalidade. Restabelece o senso administrativo exigível. Conceitua matéria pública. A razão administrativa sob o pressuposto moral. Sobreleva o ato motivado, explicável em praça pública. O domínio público. A razão perquirida. A procedência, pressupostos. Princípios.

Pois eis vosso mundo onde o Estado se torna réu.

E eis, local, vossa crise moral-administrativa (razão per se questionável): eis vossos procuradores (municipal e federal), sucessivamente advogarem a Lei de Gerson. Por último, para sonegar certidão. Pois em nome da administração pública, sob cinismo (oficial), enunciaram:

..."o direito não socorre quem dorme".

Pois haverá de se regenerar o mundo desde a Nova Escola em Administração Pública. Pois, desde Inconfidentes, desagravado e homenageado em nova Escola - haver-se-á de repetir quanto ensinou e ainda ensina o mestre dos juristas ante o requerido:

...“o administrador público justifica a sua ação administrativa indicando os fatos que ensejaram o ato e, os preceitos jurídicos que autorizam a sua prática”.

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{OBS: a matéria acima tratada constitui "epílogo" comum às postagens relacionadas à Administração Pública neste Blog e em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com/ . }

Matéria letiva - requerida

Proc. 23000.084656/2008-38 - Edital N° 11/ EAFI, 26/11/08

Acima e ao lado, sob marcadores, acrescentam-se e prosseguem matérias a propósito. Conferir postagens e datas.