ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA! COM LICENÇA... DATA VÊNIA! OUTRO MUNDO PODE HAVER!

Editor

Raul Ferreira Bártholo
Inconfidentes, MG...

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e-mail: exemplodeinconfidentes@gmail.com
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domingo, 12 de abril de 2009

Estágio de evolução presente


Depois do Sr. Charles Darwin (1809 - 1882) ter-nos reconhecido quando a humanidade ainda rastejava, réptil e, do Sr. Julian Huxley ( 1894 -1963) outro estudioso sobre a evolução das espécies ter-nos asseverado que a humanidade [biologicamente] mal atravessou a juventude eis, portanto, quanto ainda em administração pública permanecemos atrasados, verdadeiros primatas no campo social, político e econômico.

Eis vosso mundo, vossas crenças e vosso presente.

Enquanto considerados pela psique coletiva, eis a infantilidade global [política e social] ainda refletida nessa etapa - onde meninos do "quarteirão" de cima em afirmação de "poder" ainda fazem guerrinhas de mamona contra os de baixo (Bom dia Srs. Bush, Sadan Housein, Berlusconi, Tony Blair, etc). Pois pelo psiquismo e, no estágio assinalado, reproduzem quanto o Dr. Sigmund Freud (1856 - 1939) também afirmou: no processo evolutivo da espécie, esta, coletivamente reproduz [ampliada no tempo] em escala maior as mesmas etapas [intermediárias] do modelo unitário [indivíduo]: da infância à maturidade [coletiva].

Então eis: biológicamente e, pela psique coletiva, ainda somos jovens nesse imenso orfanato da Terra. Pois como se vê, mal sabemos organizar a vida no planeta; psiquicamente imaturos e assoberbados no "poder", nos comportamos como infantes avessos ou alheios à crítica; e pelo restante da sociedade [consumista], permanecemos submissos e guiados passivamente pela mídia ainda infantilizadora - aduladora, beneficiária e servil ao discurso dos "donos" do poder.

Pois não faltam pequenos exemplos desse poder despreparado, imaturo, pelos caminhos ao redor de Inconfidentes. Mais uma vez, como amostra dessa postura infantil de não querer dar o "braço a torcer" ante pertinência da própria crítica, os meninos do DER/MG atacam de novo na MG 290; teimosos, intentam exibir e testar outra vez o próprio "poder" local, administrativo, ante a patuléia. Certamente já esqueceram o puxão de orelhas havido e merecido há menos de um ano - também pelos serviços técnica e estruturalmente mal feitos e, principalmente, onde pelo menos seria desnecessário refazer trabalhos. Porém, vê-se, o despreparo continua. E eleitoralmente, sem saberem mais o que fazer, planejar ou imaginar, novamente põem-se a remendar "buracos futuros" ao invés de melhor aproveitar recursos públicos para utiliza-los onde mais se precisa (pistas auxiliares em subidas, etc). E assim voltam a gastar tinta branca apenas para assinalar novos "remendos". Marcas eleitoralmente visíveis - para o eleitor-otário ver quanto "estão trabalhando". Ou seja dispêndios desnecessários, eleitorais. E mais uma vez enchem a extensão da estrada com marcas de buracos [invisíveis] a tapar.
Ao fim, refestelados, "poderosos" e encastelados nos gabinetes das regionais do DER/MG, ao invés de terem humildade para perguntar aos mestres sobre como agir com a devida proficiência, testam mais uma vez paciência e submissão de contribuinte-eleitor - daqui a pouco forçado a padecer novas "esperas" pelas não menos irritantes interrupções de tráfego nas estradas. Tal como se quisessem dizer aos néscios: "esperem aí atôa... sintam o meu poder". Tudo, apenas para essa gurizada "poderosa" brincar de administrador e "mostrar serviço". Claro... no mais, sem ser pelos buracos crônicos postos de lado, o resto é tudo atôa não é?

No entanto o mundo se move. E a humanidade amadurece no "tranco".

Certamente a crise de valores do presente será proveitosa. Firmar-se-á na Terra o amadurecimento destinado a consolidar nova etapa em civilização: haverá ciência governativa. E ao educar-se o poder se destinará a cumprir teorias de desenvolvimento, estabelecer comunicação e promover o valor - indutor - aplicado.

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ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA. DATA VÊNIA... COM LICENÇA! OUTRO MUNDO SERÁ P0SSÍVEL!

Epílogo às postagens acima

No propósito de colecionar ementas sobre matérias de interesse à curvatura do processo histórico como ato a ser provido pela administração pública dotada de projeto e intencionalidade, as sínteses das observações e análises e revisões sobre educação, administração pública, técnica e ética aplicada são transferíveis e disponibilizadas como metodologia aplicada em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com (ainda em organização).

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Descritores

A curvatura do processo histórico. O plano diretor. Técnica e Ética aplicada. Poder. Patologias. A Escola de Governo.

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Conceitos. Relações. Método das aproximações sucessivas Abertura com textos introdutórios. Matéria coligida em aproveitamento vincula autor. Apropriados também para iniciar debate, narram visão, tempo e história (ver definição de termos - negrito - para clareza de termos empregáveis sobre vida e o viver - pela Terra. Meio Ambiente História. Técnica. Ciencia. Cosmovisão. Poder. Política.

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Totens e Tabus. Do outro lado da crise. Leia, confira. O outro mundo.

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Pois eis vossa crise, vosso mundo - contraditório. E eis a paisagem moral humana, final, circundante. Eis vasto mundo, vossas crenças. Vossos valores. Vossa civilização. Eis o Espelho Ambiental, o Panorama Social. E eis o Tapume Político, Econômico. E nele, exemplar, eis Inconfidentes (MG). Local histórico voltado à Educação, Arte e Ciência Aplicada. Vocacionado à revisão sobre teorias e valores sobre a Terra.

E eis vossa ancestralidade. E eis indignado o presente.

Breves ensaios.

Sobre dispensas da formalidade linguistica afeita ao Manual de Redação da Presidencia da República. Virtudes e mazelas em Administração Pública. Pois eis a paisagem linguística a se desvelar -pela palavra oficial. A Ética do Discurso. A crítica regeneradora. Conceitos administrativos. Revisões. Eis patologias a remover. A contrapartida do projeto organizativo.

Eis a cumprir: a nova Escola em Administração Pública.

{[Tema diretor e administrativo proposto a partir de escola de Governo em cumprimento ao Art. 39 da Constituição Federal referido ao sentido do Parágrafo dois, onde se ministrem técnicas de administração, organização e planejamento ambiental, social e econômico - permanente - em aditamento ao enuciado da aula Inaugural pronunciada no interior do IFSULDEMINAS ] Refere-se a mencionada aula a cursos à distância ministrados especificamente para cursos de administração pública sob propósito inicial reduzido - então oferecido à considerção do Conselho Superir. Empresta-se à presente aula inaugural e, ao trabalho realizado, o valor de contribuição - funcional e institucional finalística - adequada ao cumprimento dos Estatutos das instituições de trabalho, pensar e prospectar e ensinar.

A criar novo patamar de civilização, entre finalidades institucionais a cumprir (Estatuto/IFSULDEMINAS, Art. 24 }.

Aula inaugural - 1 [didática e mote educacional terapeutico]

Temática inicial: Poder e emancipação do subordinado.

Mote educacional: "diga não ao chefe".

Quando pode e deve. Impede corrupções, sanea estruturas. O instituto da Estabilidade como regra e observação. Finalidade didática: ementa em técnica administrativa e prática educacional libertária de povo e País. Implementa política pública - aplicada e aplicável também a município específico - estabelece regras a partir da qual Inconfidentes se propõe modelo e aplicação temática exemplar.

[ Pois torne seu ambiente um centro de excelência. E remova falsidade e fingimento. Ético, obedeça ao chefe. Mas, se melhor não, diga não também. Pleno dizer à praça pública e sincero falar, capaz, exercitado, verás como tudo muda ]

E mais, em contribuição à teoria do desenvolvimento tida como esboço, técnica e ciencia aplicada, à intencionalidade aplicada à curvatura do processo histórico, muito ainda acontecerá e se haverá de prover - sob demanda administrativa remanescente, saneadora de instituições.

Para tanto, sob o domínio da ética e da técnica inerente, ensinada e aplicada, o IFSULDEMINAS/IDEEHIA criado como Escola de Governo e Ciencia Aplicada, oferecerá à administração pública a correspondente contribuição planetária à curva mencionada do processo histórico; universidade especializada; embrionária, crítica, prospectiva e experimentalista (LDB, Art. 52; Parágrafo Único do Inciso III - "especializada por campo de saber"). Universidade instrumentalista aplicada à teoria do desenvolvimento arquitetado, planejado e engenhado -aplicadoà curvatura do processo histórico. Assunto a prosseguir - tema aberto, ambiental, político, econômico, social - requerido em contribuição ao debate atinente à curvatura ambiental arquitetada. Para se estabelecer a engenharia histórica e econômica correspondente. Metodo científico. aplicação.

Dizer não ao chefe quando pode e, quando deve, inverte direção de vetor. Amparado na lei, muda a administração publica. Muda povo. Muda pais.

Inverte vetor. Detentor da ética funcional inerente por seu código, o técnico pode dizer não à político desviado. Ao abuso de poder e desvio de finalidade.

E pedagogicamente haverá o subordinado de distinguir a ocasião sobre a possibilidade de dizer "não" ao chefe: será quando puder repetir em praça pública tudo quanto disse, escreveu e assinou antes e após dizer o "não" - livre por si, consciente.

Lição aprendida, força interna firmada, prazeroso, continue a executar suas atividades, tranquilo.

Será reconhecido. Possivelmente promovido por mérito e valor.

Vence o trabalho. Vence a Consciencia Libertária.

Vence povo. Vence país.

O instituto da ESTABILIDADE do servidor público garante esse direito de dizer não e inverter direção de vetor. Por certo promoverá. Estabelecerá Honra ao mérito.

Claro, antes de representar ao superior...

se precisar... tranquilo, diga não ao chefe.

Sinta esse prazer em trabalhar.

[corolário didático e pedagógico a cumprir]

Elementos de formação. A probidade administrativa

Em proveito da própria administração local e depois a expandir-se como modelo, retomam-se assuntos relativos à Educação e Administração Pública correspondente como ciência, ética e aplicação. Assim proposto, o jurista Hely Lopes Meirelles (in: - “Direito Administrativo Brasileiro” – 16ª Ed. – p.175) ainda por seus livros apropriadamente ensina, como se vê. E ao resto se soma matéria, prática e aplicação . Segue-lhe a didática objetiva. E a profilaxia quanto ao abuso de poder e desvio de finalidade. Restabelece o senso administrativo exigível. Conceitua matéria pública. A razão administrativa sob o pressuposto moral. Sobreleva o ato motivado, explicável em praça pública. O domínio público. A razão perquirida. A procedência, pressupostos. Princípios.

Pois eis vosso mundo onde o Estado se torna réu.

E eis, local, vossa crise moral-administrativa (razão per se questionável): eis vossos procuradores (municipal e federal), sucessivamente advogarem a Lei de Gerson. Por último, para sonegar certidão. Pois em nome da administração pública, sob cinismo (oficial), enunciaram:

..."o direito não socorre quem dorme".

Pois haverá de se regenerar o mundo desde a Nova Escola em Administração Pública. Pois, desde Inconfidentes, desagravado e homenageado em nova Escola - haver-se-á de repetir quanto ensinou e ainda ensina o mestre dos juristas ante o requerido:

...“o administrador público justifica a sua ação administrativa indicando os fatos que ensejaram o ato e, os preceitos jurídicos que autorizam a sua prática”.

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{OBS: a matéria acima tratada constitui "epílogo" comum às postagens relacionadas à Administração Pública neste Blog e em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com/ . }

Matéria letiva - requerida

Proc. 23000.084656/2008-38 - Edital N° 11/ EAFI, 26/11/08

Acima e ao lado, sob marcadores, acrescentam-se e prosseguem matérias a propósito. Conferir postagens e datas.