ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA! COM LICENÇA... DATA VÊNIA! OUTRO MUNDO PODE HAVER!

Editor

Raul Ferreira Bártholo
Inconfidentes, MG...

Pedra fundamental requerida. IDEEHIA. Centro de Estudos
Local(GPS): 22º 18,540' (S) e 46º 20,142' (W)

e-mail: exemplodeinconfidentes@gmail.com
Sempre serão bem-vindas toda correção, crítica e aperfeiçoamento.

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domingo, 14 de janeiro de 2007

Sobre mau exemplo na EAFI do presente: um curso de Gestão Ambiental às avessas.



Entretanto, importa a necessidade de transcender por sobre esse mau exemplo

No dia 2 de dezembro passado, tivemos, patrocinado pela direção - felizmente ora finda - da Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes (EAFI) o mais acintoso exemplo de arrogância e despreparo funcional proporcionado por uma direção absurdamente lamentável. E cuja visão, simbolicamente, corresponde à estreiteza da ponte por ela mandada construir para dar acesso ao amplo potencial em terras e estruturas existente no interior da fazenda dessa EAFI sob desperdícios humanos e materiais. Pois acrescem mazelas e patologias de poder com as quais tivemos de conviver, entremeado pela vaidade personalista, depois associada à incompetência funcional, para finalmente atingir o desrespeito generalizado às razões do próprio ensino sob o qual teve jurisdição.

Tudo, a bem da verdade, como prática administrativa (também pedagogia aplicada) no interior de uma instituição de ensino antes respeitável - como já foi a antiga Escola Agrícola Visconde de Mauá - saudosa memória. Porém, hoje, sob a denominação de EAFI. Local onde nos últimos anos patologicamente se evidenciaram os piores abusos de poder intramuros denunciados sob ouvidos moucos do MEC. Depois também, pela pedagogia - virtual - ensinada às avessas ou a ensinar.Pois afastado dos propósitos educacionais mais elevados - aos quais deveria se vincular - o curso de "Gestão Ambiental" oferecido por essa instituição precisa recuperar seu próprio sentido. Basta examinar quanto a devastação ambiental ocorre nas terras da EAFI ao arrepio da própria legislação – justamente, também, matéria a ser ensinada; porém, sequer lembrada. Tudo, por ignorância manifesta ou presunção de suficiência de uma diretoria infeliz, finalmente a sair sem deixar saudade: pois para cúmulo da desfaçatez - vista sob tão bizarro final em exercício de poder, derrubam-se árvores por motivos fúteis. Derrubam-se bosques inteiros, como mostram fotos em documento transcrito abaixo.


Raízes de patologias

Resta em tudo isso transcender, aproveitar lições, remover raízes de patologias e retomar o sentido educacional primitivo.

Mas é necessário clarear e remover raízes das mazelas do presente para sanear. E nesse sentido agora educacionalmente proveitoso como preparo para exercícios de poder como prática escolar, observa-se à falta da melhor educação de berço para quem depois for exercer poder administrativo sobre recursos públicos, coisas e pessoas, o fito fútil e vaidoso de "mostrar serviço" para perpetuar nome e, seu interiorizado falso valor evidenciado à comunidade circundante e às esferas superiores. E no caso, a transparecer a insensibilidade ao tornar a extinção da beleza de um bosque o “gran finalle” dessa ópera (bufa) da educação encenada - onde o poderoso corta árvores à toa, apenas para sua majestade “ver” - como se dizia no tempo do império. Claro, as razões egolátricas desse exibicionismo fútil compõem as deficiências da tal educação de berço para explicar o fenômeno político-administrativo observado, emprenhado pelo próprio mau gosto e depois exposto em placas vistosas deixadas por onde passou: sem sequer conhecer ditames éticos obrigatórios, inerentes à função e à própria educação.

Patologia exposta

Ou seja: a própria falta do sentido ético. E as razões ocultas nessa “obra” a mais deseducar. Pois sob intenso abuso de poder e, patologicamente a premiar subserviências em prática de crimes ambientais - as quais altivamente deveriam ser recusadas por subordinados (ensinamento do jurista Hely Lopes Meirelles a propósito – clique aqui para ver), intentou-se exibir como se grande obra fosse um barracão onde se praticam crueldades contra animais - do qual estaríamos cobertos de vergonha se algo ali tivéssemos a subscrever em atenção ao código da engenharia estabelecido pelo CREA: onde o cuidado primeiro, ambiental, virou norma obrigatória para qualquer ato de engenharia ou arquitetura a se praticar no País. Mas, no entanto, sequer lembrado “reformar” esse barracão horroroso em todos os sentidos: bem o mostram as galinhas torturadas nessa foto aí acima. Principalmente pelo prejuízo pedagógico emprestado, deformador da educação no bojo da “Gestão Ambiental” internamente traduzida em “obra pública”. Certamente arquitetura inspirada pelo Sr. Torquemada, aproveitada nesse contexto para alguma ementa de curso ministrado na EAFI referente à criação de galinhas em câmaras de tortura. Pois para mais se torturarem galinhas, acrescentam-se esteiras e automatizam-se os processos com "gaiolas modernas" agora também em dois andares. Tudo, verdadeira “linha de montagem” automatizada, a funcionar como fábrica de ovos.

Ora! Sequer atinam para a exploração animal no contexto do processo biológico alterado. E pelo posicionamento da ave colocada em condições de sofrimento permanente, como ensinado – tudo por mesquinha e equivocada razão de valor monetário. Pois razão essa à parte, trata-se de um barracão horroroso em todos os sentidos como acima afirmado. Apenas antes, talvez com mais pudor administrativo, antes prática escondida em meio ao bosque de Sibipirunas e Ciprestes derrubados sob absoluta desnecessidade - senão mostrar o barracão. Pois trata-se de obra aberrante exposta - desde a estética ambiental afetada, sem acordar para quanta alternativa educacional contrária se pode oferecer para melhor aproveitamento da estrutura existente na EAFI - pedagogicamente corrompida. Pois o desrespeito ao meio ambiente e aos animais se tornou prática virtualmente ensinada. E corriqueira, a prática da vulgaridade aplicada.


A alternativa educacional sequer cogitada


Pois ora veja quanta ignorância e presunção de suficiência terminou por revelar a direção ora finda da EAFI no bojo do ensino de avicultura! Para melhor explicitar sobre quanto o mundo pode ser melhor e mais prazeroso na relação dos homens com os animais entre presa e predador - com melhores resultados finais econômicas, ambientais e ecológicas – aqui incluem-se textos certamente aproveitáveis ao ensino em cursos de "Gestão Ambiental". Pelo menos, espera-se, educacionalmente mais capazes de construir novos estados de consciência em favor do futuro da humanidade e do planeta. No caso, aproveita-se textos produzidos por criadores capazes até de exibir melhores resultados finais -mesmo dentro do contexto da exploração do homem pelo seu semelhante animal. Inclusive, como se vê, por decorrência, benefícios para a saúde humana.

Um desses textos aduzem teses capazes de proporcionar melhor "gestão ambiental em agropecuária". Relatam a experiência dos Yamaguishi, conhecidos criadores de aves no Estado de São Paulo. Pois muito diverso da situação mostrada na foto onde as infelizes galinhas nem tem espaço para esticar as pernas ou mudar de posição, os Yamagushis falam do estado de "felicidade das galinhas" pela simples possibilidade de "ciscar" (pergunto: alguém já se imaginou dentro de uma gaiola sem se poder mover? Como galinha, sem sequer um simples "ciscar" no chão?) E onde ainda acrescentam a recomendação, segundo a qual concentração de aves no aviário não deve ultrapassar 3 aves/m² na fase adulta. E ainda ensinam que os poleiros devem ser elevados em vários níveis, pois isso favorece o comportamento natural das aves, as quais dormem empoleiradas, cada qual a escolher a altura adequada.

Mas como se pode ver pela prática pedagógica a mais ainda promover embrutecimento e insensibilização humana, tudo isso passa longe no vergonhoso barracão da foto (aviário da EAFI) agora exposto após a derrubada do bosque circundante
(clique aqui para ver). Pois essas lições elementares dos Yamagushi podem muito bem passarem a ser ensinadas em substituição hoje visto na EAFI: onde ao final, nessa pseudo "Gestão Ambiental em Agropecuária", termina-se por ensinar a estressar e torturar animais - impiedosamente confinados em gaiolas onde mal podem se mexer - para depois transmitir ao homem os males derivados desse sofrimento.Pois inconformado com essa prática e com a derrubada do bosque para expor um barracão onde se ensinam tantos desvirtuamentos como se fosse uma "grande obra", protocolei junto à diretoria da EAFI no dia 10 de janeiro último o requerimento de "certidão de despacho" através do qual solicita-se à diretoria responsável transcrever as razões explicitadas em processo administrativo exarado pela autoridade responsável pela derrubada das árvores, as quais se acrescem o despautério educacional verificado.


Ao futuro, com carinho

Felizmente, porém em toda essa história há o que se aproveitar, pois mais felizes agora serão os tempos - não obstante, no caso presente ainda tratar-se de reincidência sob danos permanentes pelo significado das árvores e pela prática escolar denunciada. Pois trata-se do desrespeito generalizado e agressivo ao meio ambiente. O mesmo anteriormente denunciado ao Ministério Público no ano passado (clique aqui para ver) em local onde ao invés das mazelas do presente se pretende estabelecer equilíbrio ecológico, sustentabilidade ambiental e, desenvolvimento político e econômico. Ou seja, local onde hoje ao invés de devastações, poderíamos, em sentido contrário, instalar o Instituto para Desenvolvimento da Engenharia Econômica, Histórica e Ambiental (IDEEHIA) cogitado como embrião da futura universidade na forma requerida às autoridades do País para melhor ocupação, uso científico, escolar e, proveito educacional difuso.

Pois a partir desse local marcado no ponto pelas coordenadas geográficas correspondentes à uma pedra localizada nos fundos desse imóvel devastado, poder-se-á lançar o Projeto Ambiental de Inconfidentes conforme já está referido mais abaixo aqui nesse mesmo Blog. Pelo menos, melhor poderá se aprender a própria temática da avicultura - assunto específico pelo qual nos servimos do exemplo; ao qual ainda se junta falsificação ideológica em documentos oficiais, derrubada de árvores e, desconhecimento de práticas do ensino onde animais são respeitados como grade curricular.Abaixo, reproduzo os termos do requerimento ainda à espera de resposta nos termos da Lei. Claro, para as providências cabíveis em recurso às autoridades nele indicadas.



São os seguintes os seus termos:



Excelentíssimo Sr. Diretor da EAFI - Escola Agrotécnica Federal de Inconfidentes - MG


Ref. Requer certidão na forma da Lei.





Raul Ferreira Bártholo, cidadão brasileiro, portador da Carteira de Identidade Nº 3.822.433 e Título Eleitoral Nº 109716480159 (Zona199/seção004) - residente à Av. Alvarenga Peixoto, 193 nesta cidade de Inconfidentes, Estado de Minas Gerais, tendo em vista possível reincidência em crime de natureza ambiental e administrativo no interior da fazenda da EAFI, como assunto tratado pelo Inciso I do Art. 15 da LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998 ao dispor sobre as sanções derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, entre outras providências; mui respeitosamente, vem requerer certidão sobre despacho exarado em processo administrativo para autorizar os cortes de árvores (Sibipirunas e Ciprestes) conforme mostram registros fotográficos do bosque devastado. Para tanto, abaixo e sob legendas, aduz a foto Nº 1 seguida pela de Nº 2 a evidenciar a necessidade das razões contidas no referido despacho para derrubada do bosque serem - outras - senão apenas deixar exposto simples barracão existente, antes oculto e cercado pelas árvores. Para tanto requer à autoridade em exercício a Certidão do Despacho correspondente no prazo de 15 dias estabelecido pelo Art. 1º . Lei Federal Nº 9.051, de 18 de maio de 1995.

Cumpre informar que a pequena obra anexa ora efetuada e também mostrada na foto, sequer atinge a primeira fila das árvores lindeiras derrubadas. Evidencia, portanto, a inteira desnecessidade dessa devastação - senão expor o barracão agressivo à paisagem ambiental - mostrado na foto. Dada as características da obra, cumpre ainda informar ser essa execução infratora quanto ao cuidado ambiental agora também exigido pelo Código de Ética dos profissionais responsáveis - segundo constata o requerente do ponto de vista técnico e construtivo. Norma essa exigida pelo sistema CREA/CONFEA nos termos da Lei Nº 5.194 de 24 de dezembro de 1966 – ainda em vigor. Dante do interesse público afetado pelo desvirtuamento dos propósitos educacionais agregados aos futuros profissionais - pela prática desse ensino - cumpre informar ser tal procedimento pautado pela desobediência

ao referido Código Ético, como exemplifica a própria derrubada de árvores protegidas por Lei: sem firme, sólidas e justificáveis razões, além das autorizações do IEF e outras. Pois constitui ato contrário ao espírito da Gestão Ambiental como ensino profissional também visto sob tutela do sistema CREA/CONFEA - para efeitos de registro profissional e limitação de atribuições. Pois questionada pelo mérito e, a menos das razões contidas pela certidão de despacho requerida, a documentação fotográfica aduzida configura o ato de desvirtuamento técnico e administrativo pendente de providencias pela Curadoria do Meio Ambiente quanto à flora por priorizar visibilidade a barracão de questionável estética e prática ambiental. Quanto à fauna, embora, porém, assunto à margem das razões do despacho requerido quanto às árvores, por destinar-se a promover exploração sob sofrimento aos animais. E simultaneamente, estimular embrutecimento e insensibilização humana: direitos dos animais em valores como prática de ensino agregada.

Esclarece o requerente que a finalidade da certidão será compor ementa pedagógica para aproveitamento em curso de Gestão e Engenharia Ambiental a ser ministrado no interior de futura Universidade Federal ora cogitada com melhor aproveitamento de estruturas existentes. As razões pela certidão requerida destinam-se a subsidiar proposta às autoridades do MEC, assim como providencias em instâncias educacionais e administrativas também existentes no município de Inconfidentes. Outrossim, subsidiar representação ao Ministério Público para finalidades previstas no âmbito dessa competência em tutela asseguradora do interesse ambiental ferido sob possível crime configurado.


Foto 1 – Situação anterior. Observa-se o pequeno bosque ao centro da foto. Formado por linha de Sibipirunas à frente, e Ciprestes atrás. Nota-se em seu interior, semi encoberto pelas sombra, o barracão existente destinado à prática de avicultura confinada.








Foto 2 Situação posterior. Observa-se o efeito da devastação. Foram cortadas todas as Sibipirunas à Frente e as linhas de ciprestes laterais. O barracão ao qual a obra externa se agrega, tornou-se visível por três lados a satisfazer propósito expositor. Certamente obra clandestina, não se identificam placas de profissionais responsáveis pelo descuido ético nos termos da Lei. 5.194/66.









Inconfidentes. 10 de janeiro de 2007

Pelas razões expostas,

Pede Deferimento.

Raul Ferreira Bártholo

terça-feira, 5 de dezembro de 2006

Dos meios aos Fins.


Carta ao Povo de Inconfidentes - Parte I



Se em algum lugar do mundo a luta tiver de ser mais verdadeira no sentido da libertação e emancipação de povos governados sob falsos valores, e sofrer consequencias, até ambientais, este será Inconfidentes. Sem dúvida. Pois aqui nascemos e nos fincamos à Terra. E ao pensar no restante do Brasil onde se repetem mazelas contempoâneas, jamais aceitaremos perde-la, como terra e País, por falso valor empenhado, crença em ficção e poder aplicado - por fútil dinheiro qualquer.

Pois acima de tudo proclamamos a vontade oriunda da potência biológica do próprio ser, saber e produzir destino: pela técnica e consciência de governar com justiça, ciência, filosofia e poder aplicado.

E sobrelevamos a razão meridiana da potencia e poder difuso da educação libertária sobreposta ao discurso da "servidão voluntária" - hoje ainda dominante, às custas do futuro; aliás, promovido pelo próprios representantes desse poder aviltante hoje instalado junto à administração publica. Enfim, por representantes apenas de si mesmos. Apenas herdeiros. Esquecidos da própria história pela energia transformadora despendida desde tempos memoriais - também pelas guerras do passado. E pelos ideais e razões libertárias sobrepostas.Eis o vergonhoso retrato do presente: País sem destino. Acéfalo. Desfibrado.

Pois queremos outro rumo para o Brasil. Também pelo planeta, pelo traçado da curva histórica como projeto e construção. E ajuste dos meios aos fins.

Não será pedir demais à inteligência da humanidade à esta altura da própria história - representada pela parte pregressa da curva - tomada sob equívocos em teorias de valor. E cuja revisão se exige tanto no contexto de Inconfidentes, como no bojo da teoria geral do desenvolvimento como arquitetura histórica a se intentar.

Eis daí, contraposto, quanto importa o Projeto Ambiental de Inconfidentes como contribuição à humanidade. Eis quanto importa o reerguer por nossas próprias fibras, saber e pensar.Dos meios aos fins, portanto.E aí se insere a instrumentalização proposta (universidade especializada por campo de saber LDB – Inciso III; Parágrafo Único – Art. 52) sob intensa crítica ao desvirtuamento da atual EAFI em afastada do fim educacional emancipador, libertário.

Pois urge recuperar o potencial restaurador de energias próprio de Inconfidentes desde sua formação para nos inserimos em nesse campo de luta pelas ciências e ética de aplicação. Força e potencia educadora da qual historicamente sempre fomos capazes em favor da coletividade - desde esse campo de observação humana, investigação tecnológica e, melhor gestão dos recursos públicos. Também pelas estruturas disponíveis entre ociosas ou sub-utilizadas.

Pois eis, de novo, a necessidade de removerem-se patologias do presente - tal como removeram-se grilhões educacionais no passado: quando o aluno, "educando" antes conhecido e designado apenas por número, passou a ter nome próprio, respeito, e assim ser chamado. Cidadão primeiro, desde a nascença. E responsável final por si. Após extinguir a figura do "guarda" de aluno, essa foi a herança estrutural deixada pelo educador João Moreira Bártholo (1912-1988), meu pai, quando aqui passou e instalou a primeira centelha libertária na antiga EAVM (1958) .

Evidentemente hoje a desvirtuada EAFI marca passo pelo tempo, voltada à educação para a submissão. A educação emancipadora para o Poder terá de vencer patologias do presente. E isso é quanto se espera como novo salto qualitativo a modificar estruturas viciadas e ociosas da antiga Escola: é quando dentro do Projeto Ambiental de Inconfidentes retomam-se revisões sobre teorias de valor. E impulsiona-se a teoria do desenvolvimento como ciencia aplicada. Pois como cabe entender, a esta se ajusta a curvatura histórica em proposta - ensaio em arquitetura libertária marcada pelos fins. E desenvolve a Engenharia, marcada pelos meios. Por fim, expressa a utopia e, eleva a consciência motora. Pois em lugar das mazelas do presente, como saneamento básico preliminar e, pelo espírito indutor, crítico e prospectivo, ter-se-á em Inconfidentes, o novo módulo educacional voltado à educação para o futuro; e o destino se tornará projeto aplicado pela potencia da crítica. E por sobre o poder materializador haverá de escorrer a razão (dialógica) e se estabelecer consenso normativo buscado. Pois eis a quanto se ajusta pelo intento o Projeto Ambiental de Inconfidentes.

Pois em favor do Brasil emancipado, aqui firmados no inconformismo ante o presente e com a potencia universal disponível, estaremos a nos expressar (pela práxis) no bojo do debate aberto; dispostos a promover a luta metódica pela liberdade econômica, paz política, justiça e progresso social para todos os povos. E pelo espírito capaz de transcender misérias do presente, o antigo Patronato Agrícola Visconde de Mauá, instituição correcional ante pequenas mazelas humanas do passado – ressurge pelas cinzas dos valores presentes na atual EAFI, agora a enfrentar as grandes questões da humanidade. Requer-se, portanto, onde justamente houve devastação e mau uso, o local para sediar a implantação do projeto embrionário da Universidade Federal de Inconfidentes. Local de onde, em contraposição, se intentará infletir a curvatura da história. Eis o projeto firmado e a perspectiva aberta.

* * * * *

Ensinaram nossos antepassados valores em educação - hoje vencidos pela crise e, reformulados sob crivos de revisão. Cumprimos também essa etapa forçados, até pelo amadurecimento coletivo da espécie (humana). E por eles permeamos nossa transição ao futuro para novo estado de consciência destinado a formar novo patamar de civilização.

E hoje em favor do futuro acumulamos lições do passado. Em termos de aprendizado exemplarmente temos, em Inconfidentes, lutas contra tiranias do poder autocrático, despreparado e imaturo. E nesse contexto, o cerceamento das liberdades de expressão evidenciam o exercício patológico do poder emprenhado de razões subalternas: não ousam sair das sombras. Aliás, atitude pedagogicamente perversa quando, como soe demonstrado, substitui o dever ético pela cumplicidade subserviente ao estabelecer códigos de conduta para subordinados. Pois para atuar na esfera pública, pela práxis pedagógica esse poder haverá de ser educado, desenvolvido e, pela legitimidade, subordinado à razão - capaz de se expor ao sol do grande meio dia.

Em suma: diante dos males do presente, Inconfidentes por sua história e potencial tem muito a ensinar desde a última eleição para a diretoria da EAFI. Em vão esse poder deformado tentou obstar a criação do Instituto para Desenvolvimento da Engenharia Econômica, Histórica e Ambiental. Fugiu ao debate aberto. Fraudou editais. Falsificou verdades em documentos oficiais. E foi incapaz de responder. Resta a indignação.

E hoje, impotentes, por vingança cortam árvores e destroem patrimônio histórico.
Foram incapazes de fazer melhor. Portanto, se a isso se resume a patologia estrutural do presente em busca de perpetuação, pedimos licença para apresentar o Projeto Ambiental de Inconfidentes.



sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Direção da EAFI reincide em crime ambiental: Afinal, qual espécie de "Gestão Ambiental" é essa?

"Aprés moi le déluge"
(Depois de mim o dilúvio)

Em termos de educação aplicada, falta de ética e desperdício de recursos públicos, nada poderia ser mais melancólico do que


(Na foto, ao centro, até 02/12/2006: pequeno bosque de Sibipirunas e Ciprestes. Hoje, 03/12/2006: derrubadas para construir barracão no lugar. Ou então atôa, senão desvairada vingança pela derrota)

esse final de mandato da atual direção da EAFI:
após começar, ao início, flagrada e processada na Justiça por práticas de anonimato calunioso - para conseguir o cargo de direção (clique aqui para ver). Cansou-se, de perseguir desafetos entre professores, alunos, funcionários e, deixa como herança verdadeiras aberrações em obras mal projetadas, construídas e outras inacabadas a revelar pela mesquinharia construtiva o próprio tirocínio administrativo diminuto.


E durante esse tempo, pela reduzida serventia educacional e pedagógica - senão pela exaltação personalista, autocrática, sem autocrítica e disposta em placas vistosas - atuou em desfavor das gerações futuras. E acrescentou abusos de poder para mais retardar processos educacionais, além de somar desvios de finalidade em termos de aplicação de recursos públicos. Tudo isso, evidentemente permeado pela criação de cursos de fachada, enganosos, de curta duração: destinados a iludir alunos - como se fossem cursos superiores de capacitação plena. E tudo isso, sem pejo de ainda somar crimes ambientais como prática pedagógica associada (já denunciados às autoridades) . Para agora, em despedida do cargo, coroar-se com derrubada de bosques de árvores copadas (sibipirunas e outras). Tudo, por motivo fútil. Verdadeira satisfação à própria vaidade e ato vingativo de arrogancia nesse final de mandato. Nada poderia ser mais lamentável.

Evidentemente não bastaram os crimes ambientais (cometidos sob responsabilidade) para desqualificar, pelo mérito, o próprio curso de "Gestão Ambiental" hoje oferecido pela EAFI. Aliás, foram crimes denunciados ao Ministério Público (clique aqui para ver). Pois a julgar pelos atos da direção, desde o tirocínio administrativo revelado, indubitavelmente tornou-se o curso mais despropositado (ministrado em escola pública federal) para ensino da tal "Gestão Ambiental na Agropecuária" (sic).


Eis a conclusão às avessas, a exigir providências pelas autoridades superiores do MEC e, outras, também no âmbito policial (clique aqui para ver) depois de se comprovar até falsidade ideológica como outra pedagogia aplicada (inverdade em documento oficial sob solena brazão da República). Pois na atual EAFI, onde se ministram pretensos cursos de "gestão ambiental", para a prática pedagógica ficar mesmo bem assimilada pelos alunos, a própria direção da escola, agora, exemplar e inutilmente derruba bosques (sibipirunas). Enfim, impune reincide e comete o mesmo crime ambiental - antes denunciado!

Pois mais uma vez, como se vê, a título de pedagogia aplicada à essa nefasta "gestão ambiental", se praticam (ainda impunemente) novos crimes para espelhar ignorância ou o intencional desrespeito à Legislação ( ex: Lei Nº 9.605 de 12/01/1988 - Seção II - Dos Crimes contra a Flora: Art. 38. Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção:Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente. clique aqui para ver).

Pois o bosque de árvores frondosas mostrado na foto (ao centro), já não existe mais. As árvores foram derrubadas. Tudo, para em seu lugar se construir "barracão para caprinocultura", segundo consta. Só mesmo diretoria exemplarmente desqualificada como essa poderia conceber projeto onde se derrubam árvores para construir barracões! Os quais muito bem poderiam ser construídos em qualquer outro lugar no interior imensidão de terras disponíveis da fazenda!

Não há desculpa para esse projeto tão sem ética profissional desde a concepção. E irracional pela finalidade em si!

Ora! A "coisa" antipedagógica não termina aí. Trata-se do desvirtuamento da própria engenharia em si.
Pois a tanto gaba-se a própria direção escolar por esse título honroso do qual seria portadora. Pois agregada às finalidades do ensino e pesquisa, trata-se do próprio exercício profissional da engenharia espelhada como atividade no interior da EAFI em conformidade com letras da Lei Federal Nº 5.194 de 24/12/1966 [ Clique para ver: Art. 1º e Art. 7º - Letra (d)].
Tanto mais, quanto o próprio CONFEA/CREA recentemente introduziu como postura obrigatória a exigência do melhor cuidado ambiental. "Coisa" exata e objetivamente inserida entre disposições do novo Código de Ética dos engenheiros. Pois o autor ou responsáveis por esse projeto, além de desconhecerem a própria "gestão ambiental" em si, ainda mostram desconhecer o próprio código ético ao qual estão obrigados a cumprir. No caso, nada poderia ser escolarmente mais criminal. Lamentável! Sinceramente, como pena acessória, pedagógica, para se aplicar em favor das futuras gerações, seria o caso, sim, de cassar registro profissional: pela nocividade da atuação!




* * * * *


Pois em seguida, nesse blog estarão publicadas fotos da derrubada com motosserras.

Ah, sim. Foi acionado o CODEMA e a Policia Florestal para constatar a devastação.
Certamente a melhor e mais correta pedagogia em "Gestão Ambiental" por parte das autoridades superiores, será agora aplicar à lamentável direção da EAFI a punição exemplar merecida.

Ora, com tanta área disponível, a proposital derrubada e de árvores só se explica como forma da mais mesquinha vingança pessoal (depois de mim o dilúvio) pelo fato de haver perdido a eleição pr 75% dos votos!

Ao sucessor, a terra arrazada.

sábado, 25 de novembro de 2006

Para efeito de registro

Aspectos da reunião no CODEMA

Após divulgar Carta Aberta aos Professores da EAFI dias antes relativa ao projeto ambiental de Inconfidentes, o qual importa em criar a Universidade Federal no contexto desse projeto agregado às teses iniciais da Engenharia Ambiental a melhor aproveitar próprios federais, disponíveis, devo agradecer à Profª Leila, presidente do CODEMA a gentileza do convite encaminhado pela administração pública de Inconfidentes - segundo seus próprios termos, para o "bom andamento da consciência ambiental". E devo agradecer a honra de haver-me proposto a eventual presidência local desse órgão criado pela Lei Municipal Nº 743 de 16 de julho de 1997 - cópia manuscrita compartilhada, sem menção à local e data de publicação.

Evidentemente agradeci e declinei a deferência - dada a impossibilidade de assumir esse encargo; pois seria desviar tempo e dedicação a assuntos essenciais tratados pela tese acima relativa ao projeto em andamento a propósito de Economia, Ambiente e Administração Pública. Exatamente, o objeto da carta aberta supramencionada: como engenharia e arquitetura política e social. Pois para mim, estaria já suficientemente gratificado após havê-la exercida na cidade visinha de Borda da Mata e, permenecer como conselheiro solidário à ação (exemplar, diga-se de passagem) do Ministério Público local no trato da questão ambiental.

Enumerou a Prof. Leila a série de problemas locais enfrentados ainda a espera de providências pela administração pública municipal; conforme se sabe, desde o problema do "lixão", do tratamento de esgotos, arborizações, etc.

E as decisões sobre escolha de novo presidente transferiam-se para datas posteriores.
De minha parte, encareci o apelo à permanencia da Prof. Leila.
Até mesmo, como agora, ao lembrar a possível falta de fundamentação legal para impedimento - como quero crer, sob evidente constrangimento. Pois a lei, manuscrita não traz sequer registro de publicação. Como considera-la válida? Pois no município, sabe-se, as leis não são publicadas. Aliás, tal fato já comprovei para contestar processo que a prefeitura tentou mover para cobrar imposto indevido: documentos objetivos e certidões do poder público municipal confessam a inépcia administrativa até então revelada e o desconhecimento das leis.

E para o melhor andamento da consciencia ambiental, cumpre lembrar a importancia da Lei do CODEMA. Pois essa lei atribui poderes até para depois de "exercer poder de polícia" (Art. 2º - Inciso VII) e, "dosar e julgar penalidades previstas na legislação ambiental do município" (idem, Inciso VIII) . Se faltar publicação, faltará tudo. E para valer, terá de estar cuidadosamente publicada para vigorar e assim salvaguardar o interesse difuso por ela tutelado - através do CODEMA. Certamente tal verificação será um primeiro passo, para as ações adminstrativas, econômicas e ambientais obterem o melhor andamento possível - em termos de consciência ambiental aplicada ao processo. Resta ver.

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Prefeitura e Codema convidam para "bom andamento da consciência ambiental"


Civilização: o novo patamar

Pelas mãos do Vereador João Carlos Rabelo, (ontem, sob protocolo) , recebi da Prefeitura Municipal e do CODEMA de Inconfidentes honroso convite para reunião marcada (17/11/2006), com o objetivo de estabelecer o "bom andamento da consciência ambiental"; pelo mote, convite esse a se retransmir de modo amplo.

Agenda para avanço: Para o dia seguinte, na sequencia de datas continua confirmada a reunião marcada com os professores da EAFI pela carta aberta anteontem postada em matéria abaixo.

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Carta aberta aos ilustríssimos Srs. Professores da atual EAFI, ex-EAVM

Foto: pedra em local cogitado para sediar o IDEEHIA junto à curso d'água em vertente formadora do Rio Mogi Guaçú, pela margem direita:. Local de nascença, inspirador do projeto situada em ponto de coordenadas geográficas correspondentes a 22º 18’ 32,4” (S) e, 46º 20’ 4,6” (W)

Sobre o Projeto Ambiental de Inconfidentes

Convite para reunião preliminar


Sr(as) Professores (as)

Na qualidade de ex-aluno dessa instituição (1962) da qual ainda, in memorian, meu pai foi diretor (1958 –1970) a romper grilhões educacionais do passado, gravados, desde então, pela força da última palavra a qual se junta o pleno conhecimento do potencial dessa Escola; configurações biológicas, ecológicas, humanas e materiais em próprios da União – disponíveis, pendentes de melhor aproveitamento (ver carta aberta ao Ministério Público - clique aqui); eis quanto permito exprimir sem desejar interferir em vosso processo renovador interno ao qual estimo o maior sucesso – ao considerar a vocação profunda dessa instituição. Aliás, voltada à educação desde 1918 – conforme documentos históricos candentes. Para compreende-la, mais uma vez, disposta a vencer mazelas do presente; capaz, portanto, de promover a mais profunda reciclagem de valores, usos costumes - contribuição local e generosa ao próprio desenvolvimento da espécie (humana) na Terra. Para incisivamente, nesse contexto propor, não só em favor do Brasil, mas para o mundo global das relações - profundas revisões – desde teorias de valor vigentes e pedagogia aplicada, sem contar criatividade e potencialidade tecnológica agregada ao próprio ensino e pesquisa. E torna-las indutora de inflexões a se intentar por sobre a curvatura histórica - considerada no bojo teoria do desenvolvimento a compor projeto. E pelo conjunto agregado às universidades como matéria a tratar, contribuir objetivamente para firmar o destino transcendente da humanidade. Ou seja, ousar, prospectar, projetar e estabelecer novo patamar de civilização a se instalar sobre a Terra – sob crítica ao presente.

Nesse contexto e, também com o objetivo de remover patologias culturais como parte da práxis revisora estruturalmente aplicada, situam-se como de imediato aproveitamento potencialidades educacionais virtualmente ociosas ou desprezadas na EAFI – capazes, porém, de contribuir em busca da transcendência proposta; da qual serão reflexo alunos e ex-alunos a exemplo de quantos desde o início aqui já passaram. Dentre os quais, homens de expressão valorada em ciência e saber, dispostos a proporcionar o melhor proveito ao atuar em favor da coletividade - especialmente na administração pública e no ensino, como tantos já o fizeram. Pois trazem como marca o espírito original - firmeza e correção - aprendido nessa Escola desde os tempos do Patronato Agrícola Visconde de Mauá. Certamente, em cada época haverão motivações pelas quais os professores sempre serão testemunhas.

Pois diante do quadro presente, tenho o prazer de convidar para expor aos interessados o Projeto Ambiental de Inconfidentes, no bojo do qual se insere o embrião de “universidade especializada por campo de saber” (LDB - Art. 52, Inciso III – Parágrafo Único) estruturada operativamente em cruzamento de organogramas do SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente, para com os do MEC e outros ministérios no interesse da Gestão Econômica e Ambiental. E pela política pública aplicada, acresce projeto em educação e tecnologia emancipadora: também, pelo campo extenso, considerada em contribuição à própria reforma universitária e da educação.

Ao início, referem-se tais estudos à projeto (esboço preliminar) para curso de Engenharia Ambiental na forma então solicitada pelo Prof. Gabriel Vilas Boas (1994) a partir do ementário inicial instituído pela Portaria MEC Nº 1.693 de 5/12/94 e Resolução Nº 48/76 – CFE, aos quais foram acrescidas as demandas inspiradoras do Parecer Nº 226 referente à Educação Ambiental pelo então CFE e, as bases da realidade política, social, econômica e ambiental formuladas pela Secretaria do Meio Ambiente/MMA (1995) a propósito dos “Ecossistemas Brasileiros e os Principais Macrovetores de Desenvolvimento”. Estudo esse a conter o desafio da PNMA – Política nacional do Meio Ambiente estabelecida pela Lei Federal N° 6.938, de 31 de agosto de 1981. Cujo projeto nesse âmbito instrumental se completa como estrutura para cumprir objetivos do Art. 4º dessa lei. E cujas conclusões aos dias de hoje, permeadas pelo devido amadurecimento estão firmadas pelo documento encaminhado ao Prof. Gabriel em homenagem - ao vencer como último óbice a indisposição manifestada pela direção ora finda. Sendo resto, a implantação do projeto a ser publicamente exposto em busca do consenso ao qual se propõe.

Poderá o Prof. Gabriel atestar a intensidade da força propulsora - inicial e renovada – a atuar sempre no campo da esfera pública, disposta ao debate aberto onde viceja a verdade capaz sem subterfúgios. E atestará na nascença do projeto o recurso saneador hoje havido junto à autoridade competente para reconduzir a EAFI aos melhores destinos - fato último - a remover óbices de menor expressão. Potencializa cumprir, em conseqüência, ação educacional renovadora e melhor aproveitar estruturas disponíveis. Motivo esse pelo qual hoje, vencidas dificuldades locais e gratificado pela possibilidade, convido professores da atual EAFI para encontro em reunião preliminar destinada à exposição de teses e documentos de interesse agregado.

De outra parte, já como ação instrumental no contexto da teoria do desenvolvimento tida como intenção, educação para o poder, planejamento instrumental, ciência e tecnologia aplicada, estender convite para audiência (já solicitada) à Reitoria da UNICAMP. Objetiva essa audiência tanto conferir minuta dos Estatutos do IDEEHIA, Instituto para Desenvolvimento da Engenharia Econômica, Histórica e Ambiental nos termos de Carta Aberta protocolada por último em 26/10/2005 – instituição considerada embrião dessa futura universidade - como solicitar, sob custódia, guarda e conserva de documentos destinados ao acervo inicial [Decretos D. Pedro II (1858 e 1862) selos do império e demais documentos – termos de doação encaminhados à SPU – Secretaria do Patrimônio da União (audiência Pública – Inconfidentes, 17/04/2006)]

Assim formulo o convite para reunião destinada aos professores interessados, marcada inicialmente para as 20 hs do dia 18 de novembro próximo, onde disponho de pequeno auditório com capacidade para 20 cadeiras. Chá e café serão servidos à Av. Alvarenga Peixoto, 193. Até a véspera, solicita-se confirmar presença pelo e-mail: ideehia@hardonline.com.br
Inconfidentes, 07 de novembro de 2006.
Raul Ferreira Bártholo

sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Novo alvorecer para Inconfidentes













Para começar o Projeto Ambiental de Inconfidentes



Recebi do Vereador Alcides Constantini ( bolão) o e-mail que reproduzo abaixo em próprias palavras.

Pois muito bem, bolão. É como já disse: em relação ao PT, só dá para votar nesse pessoal daqui de Inconfidentes - porque lá fora acabou. E isso você mesmo reconhece, apesar de manter aqui a bandeira desse partido agora nacionalmente desacreditado. Pois é o próprio Lula, quem chama de "aloprados" seus auxiliares mais diretos, entre os quais o próprio ex-presidente do partido.
E claro, se for reeleito e quiser melhor governar, terá de ouvir justamente aqueles que lhe são os maiores críticos. Justamente aqueles que mais se indignaram pelos desmandos e corrupção a tanto o desmerecer. Pois no mais, faltam quadros ao PT para desenvolver qualquer projeto capaz de suportar debate corrente sobre destinos do País. Aliás, como muito bem você coloca no final de seu e-mail.

Claro, quero dizer, aqui em Inconfidentes você sempre contará comigo. especialmente para darmos conseqüência ao Projeto Ambiental de Inconfidentes o qual agora começaremos a expor. Pois como instrumento e, pela práxis, intenta-se com ele contribuir para infletir a curva do de desenvolvimento histórico do qual já falamos antes. E como você sabe, isso começa pela pelo melhor aproveitamento de estruturas existentes. Começa pela transformação da parte ociosa da EAFI em Universidade crítica e prospectiva, conforme projeto amadurecido, pronto para ser encaminhado ao MEC. E sei que você estará presente e muito ajudará nessa construção. E desde já, começaremos a publicar documentos: Para o Povo Saber.

Mas nesse momento peço permissão para transcrever (íntegra) o texto de seu e-mail. E o faço como homenagem ao valoroso vereador do PT de Inconfidentes: pela sua marca de sinceridade e transparência. A mesma que tanto desejaríamos ver estendida ao quadro político brasileiro.

Receba meu abraço fraterno e camarada.


(abaixo o texto exemplar escrito pelo vereador Bolão ao qual apenas acrescentei as aspas):

----- Original Message -----
From: Alcides Constantini
To: Raul Fereira Bártholo

Sent:
segunda-feira, 9 de outubro de 2006 18:30
Subject: Re: Conversa com Bolão (vereador/PT)

"raul sabado estive reunido com o nilmario miranda em pouso alegre e diversas pessoa ao todo era 40 cidades estivemos debatendo a respeito do passo que tomaremos para a elite não voltar ao poder enquanto a minha fala la disse que o culpado do PT ter feito tanta asneira nesse pais é a articulação do PT disse ao nilmario que não votei nele para presidente do PT em Minas gerais votei no Durval e pra nacional Votei no plinio de arruda que é um companheiro honesto nesse pais enguanto a derrota do lula em Inconfidentes como voce bem disse são 1550 votos pedi para os companheiros do PT votar para senador no SILVIO numero 210 estive conversando com ele me agradeceu muito ev esta com lula PCB disse que o sergio tambem ligou para ele estou contente com o desenpnho do PT em inconfidentes hoje meu deputado é o majoritario da cidade ja conseguimos trazer o banco para ca e a votaçõa dele em inconfidentes siguinifica que o povo esta reconhecendo o trabalho nosso no municipio enguanto a escola agricola estou em contato direto com o futuro diretor ja fizemos reuniões a importancia do lula vecer na cidade ou ate mesmo diminuir a votação que podemos pensar que tipo de sociedade queremos para nossa cidade hoje apesar de ser um vereador com 2 mandatos penso muito no futuro politico de inconfidentes espewro contar sua ajuda para esse futuro. seu amigo bolao"

sábado, 7 de outubro de 2006

Conversa com Bolão (vereador/PT)

Bolão, meu velho camarada.



Pois está aí. Fora os 5 votos acrescidos ao Sérgio Miranda (ex-PCdoB), nosso candidato a senador, o camarada Sílvio Rodrigues teve 94 votos ( 2,24 %).

Pois nesse "universo" de votos onde o candidato do PSDB ganhou com 2.540 (59,14 %) e o do PT perdeu com 1.581 (36,81 %) está muito bom! Pra lá de bom, uai!



O PCB pode comemorar.

E claro você também pode comemorar pelo seu candidato a federal do PT. Mas no resto, é isso. Já lhe disse da minha disposição de abster nesse segundo turno.

De um lado, já expressei suficientemente minha indignação pelo governo Lula até aqui a desmerecer a esquerda no poder pela subserviência, incompetência e corrupção.
E de outro... Repetir velho filme mais uma vez? Só se o Alckmin viesse aqui a Inconfidentes, buscar e se comprometer a cumprir velhos telegramas do FHC. Tudo palavras confortadoras. Mas, tudo ainda a espera... para fechar torneiras de velhas corrupções devidamente denunciadas, sanear e reorientar estruturas da administração pública. E depois, tudo deixado largado, porteira aberta. Então qual a diferença? E hoje estamos a ver por disputar quem se aproveitou mais das riquezas do País. E desfibrou-lhe suas forças. Pois dentro desse capitalismo global, tardio, "fim de linha" – crente em ser “fim de história”, até o Sr. Olavo Setúbal - conhecido banqueiro do Itaú - elogiar e dar-se por satisfeito!
E para o apetite saciar - qualquer dos dois!

Pois afirmou: "são iguais".
Ou seja como todos sabemos não é? Ou o lucro é o mesmo... ou será maior!

Mas isso não importa. O fato é que ontem, recebi um seu e-mail o qual continha como anexo, outro enviado a você pela "Eliana Dias <eliana_diasd@yahoo.com.br>" transcrito aí embaixo. Texto esse a referir-se à denúncia do uso de santinhos do PT com o Nº 45.

E aí após leitura, comecei a responder, pensando que era você a pessoa a quem estava a falar. Só notei que enviara para ela de forma direta o texto abaixo e, não para você como estava a pensar. Assim, para desfazer equívoco, vou remeter de volta esse e-mail para você, com cópia para ela, tá bom?

Mas de qualquer modo valeu.


* * * * *

Ah, sim. O que escrevi (pensando que era com você) é o seguinte:

"Que cachorrada, hein bolão? Coisa feia!
Eta gente esperta e sem vergonha!

E sobre as malas de dinheiro? E o Lula ainda fica a dizer que"quer saber" de onde veio!
Uai! Porque não perguntou direto para o subordinado dele de onde era aquele dinheiro? Dá para entender?
E ainda vai ficar dizendo que está esperando o Ministro da Justiça apurar? Não apuraram rapidinho tudo sobre o Francenildo?
E vai querer continuar a governar para que? Só para manter "bolsa família"?

Claro, você ainda diz que ele fez isso e aquilo defendendo ao candidatura dele, como se as coisas ali listadas fossem grande coisa. Outro dia vi isso escrito em seu folheto. Mas na verdade Bolão, tudo aquilo ainda foi muito pouco perto do quanto poderia ser se houvesse mais competência técnica e administrativa e menos corrupção em seu governo. No mais apenas cumpriu obrigação como manter solidariedade aos companheiros da esquerda sul americana atuante, a nuestros hermanos Hugo Chaves e Sr. Morales. E resistir à opressão americana sobre povos e países ao primado de seu interesse. Pois de novo: se Lula fez isso, e opô-se à Alca, nada mais foi do que obrigação. Mas no mais, o que restou? Só inépcia e corrupção e mentira em propaganda enganosa. Nada de política de desenvolvimento publicamente exposta desde métodos e tarefas a cumprir. Nada como planejamento. E nada do quanto aqui se propõe para o Brasil e para Inconfidentes, - tornado um belo exemplo de aplicação.

Pois olha, Bolão: só vejo uma alternativa para voto em Lula. É ele assumir compromisso com Inconfidentes. Pois só votarei no Lula, em última instância: caso ele se comprometa em transformar a parte ainda aproveitável da EAFI em verdadeira universidade federal como parte do projeto ambiental de Inconfidentes. Claro, não nais uma universidade criada apenas para apenas reproduzir o existente. Mas sim, crítica e prospectiva, até como resposta ao desafio do próprio PNMA - pois permanecem de pé teses a respeito do assunto, alinhavos e demais estudos. Todos de longa data, ainda solicitados pelo diretor antecedente (1994).

(Todos porém, sequer considerados pelo pelo atual diretor - fase terminal - marcado pela inépcia administrativa, práticas antipedagógicas e presunção de suficiencia. Aliás, perpetuadas em placa junto à ponte da EAFI - a marcar, como símbolo curioso a estereiteza e mesquinhez administrativa alcançada. Mas isso já é outro assunto, fica para depois. Apenas para ficar claro: projeto obstado, como você sabe . De resto, ainda deverá responder pela falsidade ideológica em documento por ele assinado como "certidão de despacho". Para nela firmar a própria mentira para justificar mau uso de bem público sob interesse privado às custas do próprio melhor aproveitamento educacional das estruturas existentes. Enfim, não quis dizer no despacho que ali morava alguém (todo mundo sabe, não vem ao caso citar nome). Mas ali mantido em situação de privilégio pessoal, as custas do resto como progresso posterior para Inconfidentes. Pois ali cabe instalar o IDEEHIA, o embrião dessa Universidade. O lugar ideal,para começo. Sendo o resto, auditório ao ar livre para aproveitar até o próprio ambiente natural. E melhor preservar o patrimônio histórico, conforme até já tive de recorrer ao Ministério Público.)

Pois é. A única forma de ainda votar no Sr. Lula: se ele assumir isso publicamente (com a frente de esquerda onde ainda se revisam valores) - além de participar ele próprio para seu governo aprender técnicas de administração e controle de gastos públicos - métodos de controladoria - dentro do curso de administração (pública) a ser criado. Pois haveremos de aproveitar a escala das estruturas existentes: poderá Inconfidentes vir a ser modelo brasileiro em administração pública.

Se quiser saber, dá para começar com o que temos, pelo mínimo de custos. Pois inclusive a própria prefeitura poderia se transformar em "laboratório virtual" ao qual somam-se outras experiencias para ensinar técnicas para a arte de melhor governar. Claro, o acervo inicial já formado está disponível e doado para esse fim. Pois se quisermos mais, Inconfidentes pode contribuir para formar gerações de novos brasileiros melhor preparados para atuar em administração pública. E como uma vez já conversamos, nessa universidade caberia promover revisões sobre teorias de valor e estimular influencias indutoras, aplicáveis às teorias do desenvolvimento. E para atuar como instrumento no campo das realidades e a interferir por sobre o mundo a ser transformado, os organogramas do MEC seriam cruzados com o de outros ministérios. Especialmente o Ministério do Meio ambiente para atuar no campo operacional do SISNAMA (Sistema Nacional do Meio Ambiente). Mas isso já fica para a apresentação do projeto.

Pois é. No entanto, o que aconteceu? O atual diretor, subalterno do Sr. Lula fez tudo quanto podia para obstar a criação dessa universidade. E não teve escrúpulos em mentir em papel oficial ao responder a requerimento de certidão de despacho a ser levado ao conhecimento superior. E como crime acessório pela fé pública desfeita em delegacia de polícia, ainda mentiu ao escrever sobre papel timbrado com brasão oficial da república - solente, encimado. Esses documentos, estou encaminhando para você ver como anexos. Trata-se da "resposta da EAFI.jpg (314 KB)" e, do BO correspondente, lavrado em duas folhas conforme os anexos: "Boletim de Ocorrencia0001.jpg (852 KB)" e a continuação na folha seguinte, em "Boletim de Ocorrencia002.jpg (1,0 MB).

Pois antes, houvera requerido planta cadastral do imóvel (requerido em audiência Pública sob protocolo à SPU) para nele instalar a sede provisória do IDEEHIA - Instituto para Desenvolvimento da Engenharia Econômica,Histórica e Ambiental do qual já falamos tempos atrás . O resto está relatado no BO que registrou a ocorrência que mando anexo para você ver

Olha, sinceramente. Só dá para votar se houver esse compromisso.
Abs. Raul"


----- Original Message -----
From: "Eliana Dias" <eliana_diasd@yahoo.com.br>
To: <alcidesbolao@yahoo.com.br>
Sent: Friday, October 06, 2006 1:55 AM
Subject: Denúncia mostra santinho do PFL-PE com foto de Lula e número de tucano
> Denúncia mostra santinho do PFL-PE com foto de Lula e número de tucano> > O portal Supramax ( http://www.supramax.com.br ) publicou entre as> notícias de sua edição do dia4/10 uma denúncia que, se comprovada, poderá> custar um processo na justiça eleitoral contra alguns candidatos do PFL de> Pernambuco.> > Segundo o site, na tentativa de enganar alguns eleitores menos> esclarecidos, foram distribuídos panfletos, também conhecidos como> "Santinhos", na zona rural e em algumas cidades do sertão pernambucano,> nos santinhos estavam impressas as fotos, nomes e números dos seguintes> candidatos: Osvaldo Coelho federal 2530, Geraldo Coelho estadual 25230,> Jarbas Senador 156, Mendonça governador 25 e, pasmem, Lula presidente 45.> Isso, mesmo, colocaramn o número do adversário de Lula, Geraldo Alckmin,> junto da foto do presidente que disputa a reeleição.> > Não se sabe quantos eleitores foram vítimas desta marota fraude eleitoral,> mas ela se explica pelo fato do presidente Lula ter aparecido em todas as> pesquisas que antecederam a votação do primeiro turno com índices> superiores a 70% das intenções de voto entre os eleitores pernambucanos.> Os números finais da apuração do primeiro turno confirmaram este> favoritismo. Lula obteve 70,93% dos votos válidos no estado contra 22,86%> de Geraldo Alckmin.> > Osvaldo Coelho, que aparecia no panfleto, obteve 72.109 mas não se> reelegeu para a Câmara dos Deputados. Já seu colega de partido e> sobrenome, Geraldo Coelho, foi reeleito para a Assembléia Legislativa de> Pernambuco com 41.472 votos. O senador Jarbas Vasconcelos, que também> figura no folheto, foi eleito senador com 56,14% dos votos válidos e o> candidato ao governo de Pernambuco pelo PFL, Mendonça Filho, obteve 39,32%> dos votos e disputará o segundo turno com o candidato do PSB, Eduardo> Campos. >

posted by Raul Ferreira Bártholo @ 07:55


terça-feira, 3 de outubro de 2006

Contribuição à Arquitetura Econômica, Ambiental e, à Engenharia Política e Social


Hoje temos um "blog" eleitoral.

Algumas frases dispensam contextos - como se há de dizer em se trantado de racionalidade do sistema eleitoal brasileiro e dos filtros por onde passa e viceja a corrupção.

E pelo caminho ficam companheiros que traíram confianças.

Pois bem, comanheiro. Parece-me, hoje estás a perguntar "que engenharia é essa"? Pois então companheiro, chegamos ao ponto.

É justamente essa ENGENHARIA e essa ARQUITETURA, É QUE FALTARAM à vossa política, como arte, engenho e criação.

Sobre Rodas inventadas e o velho realejo eleitoral

Pois desde antanho, tudo permanece: como há 5oo anos ó Brasil! Mais uma vez preferistes seguir a velha receita! O velho discurso da submissão voluntária!

E mais no resto, quanto mais se viu prosperar foi a arte de engambelar!

E o Sr. Lula a se comportar como se fosse aprendiz de feiticeiro a destampar caldeirão sem saber o que contém - senão fedor de mais ou fedor de menos! E para dizer ao povo que é o Channel Nº 5 das "zelites" quem causa a poluição ambiental. Tudo para repetir como se fosse arte e ciencia quanto lhe mandou fazer o mestre da "magia negra" (desvirtuada praxis econômica) como dedicado discípulo a prover escassês. E depois submisso, governar sem sequer ousar questionar sobre teorias e valores. Eis aí a raiz do mal, presidente - exclamariam "portugas" logo pela manhã ao abrir padarias para repassar preços aos fregueses!


Eleições 2006, o "seis' e a meia dúzia.

Só dinheiro em malas. Sequer algo de novo, algum esboço criativo, com imaginação, sal ou pimenta. Até porque a roda já foi inventada. E depois da conta bancária a corrupção também automatiza caixas. E no resto se disputa o poder. Apenas pelo poder.

Mas... como o mundo poderia ser diferente... fossem outros os valores a governar! Assim a julgar conteúdo, valores e resultado, haveriam de suspirar os primitivos Arapexes: se depois de tanto poder, ciência e tecnologia administrativa hoje viessem contemplar a civilização do Sec. XXI. Certamente aplicariam suas teorias de valor e, em favor de um mundo mais livre, próspero e feliz, seriam outras as preocupações eleitorais refletidas pela midia de onde tudo se domina pela competencia da "comunicação"! Certamente e a transmitir conteúdo, em campanhas eleitorais os Arapexes utilizariam melhor as antenas parabólicas vistas em Inconfidentes"! Teriam muito a dizer. As campanhas politicas seriam elevações da alma!


No entanto...

Os Arapexes não chegaram a Inconfidentes. E aqui nada se disse e tudo se escondeu tanto quanto se escondem as leis municipais - para formar costume. Enquanto isso, sob segredos dos mais bem guardados lá fora junto ao poderoso FMI, em assunto sequer abordadeo na campanha, o governo de sua excelência o candidato do PT, sequer fica vexado em manter o povo escravo aos juros de capital, enquanto o outro do PSDB, apenas tangenciou o assunto senão para dizer em "baixar" - mas, sempre em atitude menos altiva, jamais pretender examinar o mérito. E sobrou o povo a escolher, escorchado compulsoriamente, para muito mais do qunto já se escorchou"neste País". Aliás, só para lembrar, visto estarmos em Inconfidentes: desde as primeiras derramas extorquidas pela Corte e, contra a qual hoje se homenageiam os "heróis" da 1ª Inconfidencia Mineira.

Mas aqui em Inconfidentes, ao se cogitar sobre motivos para uma2ª Inconfidência ainda cabe perguntar aos candidatos do PT e do PSDB: porque afinal o governo brasileiro pediu ao FMI para mantes secretos os contratos pelos quais pagamos juros "ad infinitum"? E tudo, sem sequer o povo ter a saber sobre o porque de tanto mistério entre coisas a se esconder em relação a esse assunto!


Começo para a 2ª Inconfidencia

Então foi por simples falta de coragem como a demonstrada pela candidata derrotada Heloisa Helena, que ninguém no PT do PSDB falou em conferir a dívida externa? Pois aqui em Inconfidentes, falamos. E vamos continar a falar com amesma energia - além de cuidar de outros assuntos também paroquiais. Pois no mural "Para o Povo Saber", o candidato a senado pelo PCB falou. Ou melhor escreveu.

Mas aos candidatos desse segundoturno, faltou expor detalhadamente a moral escusa da apropriação indébita de recursos públicos oriundos desse endividamento; alguns dos quais ainda hoje pesam como contas a "pagar". Razão pela qual, espera-se para breve, aqui em Inconfidentes o surgimento da 2ª Inconfidência mineira, uai!

E por aí pelo quanto falta fazer, vê-se, pela omissão subordinam-se ao acaso o resto das coisas em relação ao interesse público. Principalmente depois da derrocada das esperanças. E depois de seguir-se a tragédia do PT-agora-aloprado, cheio de gente em quem tanto ainda acreditávamos mais capazes de governar, revisar valores e, impulsionar teorias de desenvolvimento.

Mas qual! Resta em Inconfidentes o mural "Para o Povo Saber" hoje local de crítica sincera até para melhor orientar sua excelência se nele prestar atenção em termos de engenharia econômica, arquitetura política e desenvolvimento social - ao invés do bando de "aloprados" costumeiro. Pois será de se ver o melhor receituário para a crise. será local de purga e catarze para poderosos de plantão convidados a contestar quanto ali se lhe oponha, escrito; local onde de outra parte sempre haveremos de publicar provas do afirmado e, documentos para produzirem-se inflexões em história. E propor rumos à administração pública - como se espera.


Pelo
contraponto: "Para o Povo Saber"

Pois se no campo educacional faltou engenharia à sua excelência, será por melhor dizer: isso se deve a ele próprio. Mas aqui em Inconfidentes, agora aproveitam-se os restos de campanha do Scandidatp derrotado, senador Cristóvam Buarque. Esse senhor no entanto terá de se redimir algum dos seus pecados iniciais quando assumiu o MEC. Pois por sua teimosa e equivocada escolha provocou a catastrofe educacional e o atrazo correspondente visto no presente.

Pois também para ajudar o senador a se redimir, serão ali publicados desde esse pequeno mural o relatório de conclusões também a conter provas e documentos de modo a transformar e melhor aproveitar estruturas ociosas da EAFI pelo mais amplo potencial. Será contribuir para arquitetar e engenhar curvas para o desenvolvimento histórico como arte e ciencia. E pelo engenho criador. Também pelos métodos aplicados à arte de projetar e buscar soluções. E pela capacidade em conceber a própria política da técnica e sua ética para moldar desenvolvimento a partir da vontade primária manifesta - sob crítica da razão. No caso, para melhor o senador Cristovam enfim se redimir, arte e ciencia aplicada à economia e ao arranjo social sob nova arquitetura política. E capaz de sustentar no debate aberto a razão preliminar da ética aplicada. Para por fim infletir a curva do desenvolvimento histórico.


O Martelo Fala

Evidentemente essa engenharia por fim, haveria de "por a mão sobre milênios como sobre cera branda" como nos recomenda o Sr. Nietzsche depois de subir a montanha.

E com a energia transformadora acumulada em força e trabalho (ciencia e política aplicada), através dessa engenharia "O Martelo Fala" e comunica sua razão e força moral agregada.

E capaz, no debate amplo e aberto, de traduz o sentido (eminentemente ético) da própria razão exposta à luz do grande meio dia. Portanto será forte pela palavra incisiva, pela força da verdade portadora, pela vontade e potência agregada e, finalmente pela técnica definidora, construtiva e, política concertada.

E dali desde Inconfidentes, sob conhecimento local, popular, esse humilde mural haverá de compor, estendido à Internet, o debate ampliado junto aos sábios da república. E haverá de perquirir sobre respostas. Sendo resto, diferentemente do quanto ocorre na EAFI do presente onde tudo se transforma em segredos e esbulhos possessórios, haverá sempre a potência diretiva da palavra dita em público e, o próprio poder transformador (dela derivado) a firmar, convencer e difusamente formar consenso (r)evolucionário, potente. Pois no campo da esfera pública, eis a razão em debate exposta à crítica - levada à praça pública - sem se impedir adversário de falar e convencer.

Pois em nome da verdade e diante do retrato do presente, fincaremos aqui, em Inconfidentes algumas estacas do inconformismo presente e, a nova disposição de luta em relação à gestão da coisa pública. E localmente há projeto para início imediato. E agora, a propósito até se aproveita a herança eleitoal do Senador Cristóvam ao lembrar a prática escolar, como coisa (r)evolucionária. Pois o novo mundo será ensinado, treinado, teimado pelo ideal libertário.

Para contribuir e, com esse espírito, no Mural "Para o Povo Saber" será criada a coluna" O Martelo Fala" sob a qual serão escritos os editoriais a partir da perspectiva de Inconfidentes levados depois pela rede de Internet ao conhecimento difuso, geral.


Finalmente nasce o projeto


Em economia e sociologia contrapostas ao presente, onde no interior da EAFI se reproduzem as mazelas do mundo político circundante - pré e pós eleitorias; onde até se escrevem cartas anônimas para se alcançar cargos de direção e depois praticar currupções educacionais a retroalimentar a prática política extramuros (deformadoras da própria moral pública ) - em 31 de agostode 2006 reafirmou-se na Delegacia de Polícia de Ouro Fino o "Projeto Ambiental de Inconfidentes", o qual inclui a transformação de parte da EAFI em Universidade Federal. Instituição destinada a infletir rumos históricos (equivocados), fazer sarar patologias culturais, estruturais e, redirecionar vetores de desenvolvimento para o País. Pelo menos, diante do quadro presente, instituição capaz de melhor aproveitar estruturas disponíveis, subutilizadas, em próprios da União.

Pois essa inflexão sob a potência da verdade sustentada pela razão exposta à luz do grande meio dia ficou assinalada pela providência de certificação policial para comprovar a falsidade ideológica (Art. 299 - CP) - através da qual a qual direção da EAFI em última instância ainda intentava obstar a criação da Universidade - a ser consignada em projeto junto ao MEC.
Pois na Delegacia de Polícia de Ouro Fino (MG) foi lavrado foi lavrado o Boletim de Ocorrência Nº 407/2006 - cujos termos estarão publicados no mural "Para o Povo Saber". Para início será parte do primeiro editorial a ser fixado sob o título "O Martelo Fala". Ao lado, estará o ofício em papel timbrado da república para o povo ver e conferir a falsidade ideológica pela direção da atual EAFI.

Depois disso, certamente sua excelência ficará sabendo , enfim, quanto sua política educacional reproduz ou reproduziu em prática pedagógica desvirtuada o ensino vicioso de mazelas pelas quais tanto nos quixamos por esse mundo vário. Tudp, a mais corromper juventude e retroalimentar o descalabro ético-brasileiro extramuros. Certamente que esse BO vai ser encaminhado em cópia ao Sr. Ministro da Educação, junto com o ofício mentiroso a demonstrar a perversa "engenharia" lembrada por sua excelência e, a extensão da revisão sobre teorias de valores. Ah, sim: informei ao Delegado que esse documento seria encaminhado ao MEC junto com o respectivo relatório e pedido de audiencia. Por sua vez, informou o delegado, o mesmo também será encaminhado à Polícia Federal. Para publicidade e demais informações, o mural com dizeres, provas e documentos está fixado à Av. Alvarenga Peixoto, 193 .

Resultado Eleitoral em Inconfidentes




PRESIDENTE
45 . Geraldo Alckmin - PSDB 2.540 (59,14 %)
13 . Lula - PT 1.581 (36,81 %)
50. Heloisa Helena - PSOL 96 ( 2,24 %)
12 Cristovan buarque - PDT 68 ( 1,58 %)
44. Ana Maria Rangel - PRP 6 ( 0,14 %)
17. Luciano Bivar PSL - PSL 4 ( 0,09 %)
27. José Maria Eumael - PSDC 0 ( 0,00 %)
29. Ruy Costa Pimenta - PCO 0 ( 0,00 %)



GOVERNADOR

Candidato Votos % válidos
1. aécio neves - PSDB 3.150 80,46
2. nilmário miranda - PT 751 19,18
3. vanessa portugal - PSTU 8 00,20
4. luis tibé - PT do B 4 00,10
5. fábio magalhães - PRONA 2 00,05
6. rosane cordeiro - PCO 0 00,00

Senador
Candidato
Votos % válidos
1. eliseu resende - PFL 2.251 68,71
2. newton cardoso - PMDB 808 24,66
3. sílvio rodrigues - PCB 94 02,87
4. ronaldo vasconcellos - PV 61 01,86
5. omar peres - PDT 40 01,22
6. maria da consolação - PSOL 18 00,55
7. sargento ricardo vieira - PT do B 4 00,12
8. marcilio - PRTB 0 00,00
tibé - PRP 0 00,00
betão - PCO 0 00,00


DEP. FEDERAL
Candidato
Votos % válidos
1. marcos lima - PMDB 853 22,61
2. odair cunha - PT 688 18,23
3. marcello siqueira - PMDB 637 16,88
4. edmar moreira - PFL 317 08,40
5. josé militão - PTB 180 04,77
6. bilac pinto - PL 122 03,23
7. carlos melles - PFL 121 03,21
8. miguel martini - PHS 85 02,25
9. eduardo barbosa - PSDB 52 01,38
10. leonardo quintão - PMDB 40 01,06
11. carlos willian - PTC 35 00,93
12. ana guerra - PT 15 00,40
13. sérgio ferrara - PDT 15 00,40
14. geraldo thadeu - PPS 13 00,34
chico marques - PV 13 00,34
16. herculano - PP 11 00,29
17. lincoln portela - PL 11 00,29
18. saraiva felipe - PMDB 10 00,27
dr. mário heringer - PDT 10 00,27
20. dr. claudionei nunes - PPS 8 00,21
21. cabo julio - PMDB 6 00,16
22. cabo sinval - PDT 5 00,13
23. sérgio miranda - PDT 5 00,13


DEP. ESTADUAL
Candidato Partido Votos % válidos
1. dalmo ribeiro silva - PSDB 1.249 32,54
2. carlos mosconi - PSDB 628 16,36
3. luizinho - PT 557 14,51
4. leonardo moreira - PFL 239 06,23
5. dimas fabiano - PP 170 04,43
6. laudelino - PT 77 02,01
7. vilson da fetaemg - PSB 59 01,54
8, alexandre asbahr - PDT 59 01,54
9. eros biondini - PHS 38 00,99
10. tenente rondon - PL 32 00,83
11. zé alex - PV 30 00,78
12. pastor vanderlei miranda - PMDB 27 00,70
13. virgilia rosa - PSDB 19 00,50
14. gilberto barreiro - PSC 19 00,50
15. renato soares - PMDB 10 00,26
16. alberto pinto coelho - PP 10 00,26
17. paulo risso - PHS 10 00,26
18. marcus pestana - PSDB 9 00,23
19. marcos aurélio - PT 8 00,21
20. luiz carlos miranda - PDT 8 00,21
21. vanderlei jangrossi - PP 7 00,18
22. lafayette andrada - PSDB 6 00,16
23. joão leite - PSDB 6 00,16
24. antonio carlos - PSC 6 00,16
25. sargento rodrigues - PDT 6 00,16
26. jose henrique - PMN 5 00,13
27. uraci scheffer - PSB 5 00,13
28. carlos pimenta - PDT 5 00,13

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Pela práxis e, sem se admitir corrupção,













Publicado hoje no Blog do Noblat

21/09/2006 ¦ 14:48

"Ele merece"

"Lula coleciona dois títulos inéditos: é o primeiro presidente da República de origem operária. E é o primeiro candidato sob investigação da Justiça a disputar uma eleição presidencial".

"Foi o destino que concedeu a Lula o primeiro título. Lula fez por merecer o segundo"


Comentário


Enviado Por: Raul (raulfb@hardonline.com.br) 15:58


Chega. Acabou:

FORA LULA!!!
FORA LULA!!!
FORA LULA!!!


( http://noblat1.estadao.com.br/noblat/visualizarConteudo.do)

Que seja breve a investigação do TSE para confirmar o que já se sabe divulgadopela imprensa em resumo traduzida pelo comentário do Jornalista Ricardo Noblat em seu Blog na Internet.


* * * * *

E aqui ressalvada, recomeçaremos a repensar o Brasil.

De minha parte, também pela reafirmativa socialista em moral pública mais elevada traduzida por história, palavras e documentos. Pois cabe a retomada da moral socialista - avessa às práticas da corrupção. E relegar destinos à menor ética da técnica e à irresponsabilidade política a buscar guarida na escuridão como se fosse esse o campo escolhido para se continuar a pretender dirigir destinos de País - condenado a pouco crescer e sofrer - sem emancipar - sob marca de crime continuado. Que o Sr. Lula retorne à sua origem. E o ouça quem quiser.



Sem tergiversar

Tornou-se insuportável ser governado por quem ainda corrompe a administração pública como prática (pedagogia desvirtual) aplicada às gerações merecedoras de nosso empenho por melhor destino - mais próspero, mais livre e feliz.
Onde até ideológicamente orientado para que ao fim, sob liberdade e justiça, cada um o tenha conforme sua necessidade - quando se entende pela ética do trabalho a força e potencia criadora capaz de prover melhor destino.
E jamais precisar de corrupção para assomar e manter o poder desvirtuado.
E mais ainda quando cabe ensinar o contrário. Tal como aqui em Inconfidentes se ensinou desde 1918, como escola destinada pela ética própria a reciclar os próprios valores humanos como vocação inicial.

De minha parte, feita pela humilde e singela contribuição, meus documentos, história profissional, trabalhos e sigilos bancários, fiscais e telefônicos estão a disposição. Honram-me,sim, registros em cartório e demais publicações levadas à Justiça, aos cuidados do Ministério Público - em favor da preservação do interesse social, difuso, sob indignado selo profissional proclamado. E depois disso o viver espartano - com a dignidade de móveis restantes conforme melhor a própria Justiça considerar adequadas ao modesto mobiliário: para morar com dignidade concedida.

Pois como tantos brasileiros tenho antepassados honrados antepassados a honrar paredes comseus retratos em harmoniosa solução de continuidade.
E pelo quanto nessa Terra fincaram seus pés e firmaram raízes.
Alguns guerreiros, valores militares. Outros, pacifistas, a lutar pelo que acreditaram, jamais poderão suportar a palavra oficial obscura.
Principalmente a produzida em papel oficial, com selo da república.
Pois que as autoridades policiais foi-lhes solicitado conferir a verdade ou a inverdade a seguir desnudada em honrosos termos ante a autoridade policial: ao requerer a área inicial para instalar-se o embrião da Universidade Federal de Inconfidentes.

Pois em doação o fazem pela força dos antepassados a doação do acervo inicial composto de documentos históricos firmados com os selos do império pelo Imperador D. Pedro II (Decretos - 1858 e 1862 -PSMIV ) os quais seriammantidos em custódia em centro de Documentação Histórico da UNICAMP ou por ela designado até haver condições adequadas em Inconfidentes para guarda e conservação, lembrada como doada em consignação nos termos da Lei como acervo histórico inicial dessa futura universidade federal de Inconfidentes.

E chegamos ao ponto de expor o ensaio nietzscheriano sogbre aprevalência da razão para com ela, desde Inconfidentes, "colocarmos as mãos sobre milênios como sobre cera branda" - ao revisar teorias e revisar valores. Melhor destino a ser dado às terras e disponibilidades, ao lado da preservação e da independencia da EAFI - mas em próprio federal primeiramente definido. Como aliás, ja o foi requerido junto à SPU e, respondido (pedido de definição de área - providenciada competencia legal. Projeto - esboço aberto à discussão).

por quanto suas palavras terem vencido obstáculos de quantos não ousam expor razões na esfera pública sob métricas em teorias de valor, ter ainda nesse mês e seguintes ter dívidas - na quitanda e, algumas miudas, bancárias; porém crescentes, extorsivas, impagáveis, quiçá - salvo melhor ainda tudo isso se resolva na própria Justiça Trabalhista. Sendoresto,discussão sobre imposto. Sendo resto discussão de impostos desde validade local do ISS. Pois ainda vivo de humilde sub-aposentadoria paga pelo INSS depois de recusar cargo público por não compactuar com corrupções e apenas expor troféus na parede. Antigos artigos, ainda esperam resposta.

Que seja breve a investigação do TSE para confirmar o que já se sabe divulgadopela imprensa em resumo traduzida pelo comentário do Jornalista Ricardo Noblat na Internet.

Da revisão da Teoria dos Valores à Teoria do Desenvolvimento


Pois meus camaradas, e velhos conterrâneos
desde a velha inconfidencia.

Pois não há suporte para mais outra revolução senão essa.
No plano da moral. Da moral que não se corrompe.
Felizmente, temos velhos companheiros de lutas como o Deputado Fernando Gabeira.

Honra serena e orgulho nacional.
Pois a Revista Veja publicou, desta vez a foto histórica onde estão ali velhos companheiros. Dos quais tanto lutaram.
E que hoje não se corrompem à frouxidão moral
do velho capital.

Nessa Foto abaixo, sentada na cadeira está a Vera. Da qual, transmitida pela TV Senado tempos atás, já por duas vezes repetidas ouvi, seu depoimento emocionante e emocionado, sobre o fato dela estar alí sentada: é porque já não andava mais - tamanha foi a tortura - para resumir o restante.
E pelo quanto, junto com o Gabeira (cículo), outros em tempo nenhum afrouxariam a própria convicção. Do qual também são exemplos resumidos os frades dominicanos, eles a relatarem emocionados o martirio do Frei Tito além da própria vivência momentênea, repentinamente refluida - como sequelas da vida. Como jamais se pode imaginar, pela incompreensão humana. Também em depoimentos candentes do próprio processo. Para verem-se hoje,vencedores. E todos, sem jamais a revogar a retidão no agir e pensar.
Enquanto eu, permanecia obscuro estudante de engenharia, perdido lá no sertão de Barretos e depois Campinas a lutar pelas liberdades democráticas - onde, também pela praxis socialista soberbamente demonstrada pelo Gabeira pelo exemplo renovador, parlamentar, não se admite o descaminho da corrupção se abater sobre a moral pública.

Pois cumpre depois da minha jornada, vê-los fazerem-se também revolucionariamente felizes, isso sim, espelhos em caminho reto - e dar voz à consequencia. Sendo resto, provas e documentos e o pleno domínio no campo do debate aberto noâmbitoda esfera pública.
Pois a continuar, estaremos em plena revisão sobre teorias de valor. E pela guinada da lingúistica habermasiana, e o pragmatismo kantiano, em pequeno resumo para o campo do socialismo como amadurecimento a marcar essa etapa da civilização. Pois o agir comunicativo será o condutor/formador do consenso como obra de história (humana) como ciencia aplicada.

E sob essa revisão de valores, iremos obter a inflexão da curva histórica, isso já emassuntoa se tratar emteoria do desenvolvimento". Mas de todo modo, tudo sempre no campo aberto da verdade. E sendo a ética do discurso conferida pela própria razão traduzida em código ético - sob "calhas do direito" pelo qual ainda tanto se há de engenhar pelo debate aberto no campo da esfera pública.
Firmado pela competencia da comunicação renovadora, consensual e revolucionária em moral pública. A republicação da Foto histórica é amelhor homenagem que hoje se presta àqueles que lutaram e não abandonaram a moral da velha esquerda "neste País". E não se entregam à corrupção. Resta cumprimentar o Deputado Fernando Gabeira - para resguardo da dignidade parlamentar ainda restante - "neste País".

Então, em homenagem ao Deputado Fernando Gabeira, aqui nesse "site" de Inconfidentes estarei publicando documentos de lutas também travadas para fazer trasnparecer a verdade revolucionária que não admite desvios para a corrupção no âmbito da educação e no âmbito da adminnistração pública. Mas que, ao fazerem suas denúncias cumpriram o destino nietzscheriano de "por as mãos sobre milênios, como sobre cera branda", para depois esculpir o destino pelo poder da razão sobre a palavra soada tal como agora.

Quando em aqui em Inconfidentes, no mural denominado "Para o Povo Saber", localizado à Av. Alvarenga Peixoto,193 - centro - Após as eleições, ao lado de outras publicações de provas e documentos, será criada uma coluna cujo editorial terá o seguinte título: "O Martelo Fala".

Pois cumpriu falar, quando foi necessário corrigir processo educacional e adminnistração pública.
Que o digam a Unicamp, a Sanasa, a CETESB, e aqui a administração pública de Inconfidentes.

Começaremos apublicar os documentos que visam corrigir rumos educacionais relativamente aos destinos da EAFI e da criação da futura Universidade Federal de Inconfidentes, conforme processo em andamento, já com matéria a ser publicada. Assim como em relação à administração pública local, apesar de toda divergencia pública já havida e aindamantida sobre princípios fundamentais, desde a observância das Leis, também será intenção aonctribuir para criarmos em Inconfidentes, uma segunda Escola Suiperior de Adminnistração Pública, emprojeto agregado à criação da Universidade. Certamente todos os interessados estão convidados a se manifestarem e expor livremente suas opiniões em Fóruns de discussão como os que já existem aqui nesse "site". Alguns fóruns (Sapão e outros antigos ainda a permitirem anonimatos) tem links de acesso. Estão incluídos como "história" dos debates em Inconfidentes, sob a cultura dos escritos anônimos, alguns dos quais a formar diretorias eivadas de patologias pedagogicas a serem removidas.

E como Inconfidentes, desde 1918 visava "recurperar homens" como vocação natural, tal como diziam-se em velhos discursos, certamente a Gestão Ambiental irá exigir reciclagem humana. E as portas da escola serão abertas para quantos queiram atender editais de vestibulares para funções cumulativas em cargos de direção sob debate amplo e aberto sobre o sentido da educação seu projeto aplicado e a missão ambiental de Inconfidentes.
Onde ao início, se reciclavam menores infratores e, escreveram documentos hoje de fazer inveja pelo nível e qualidade de ensino. Além dos métodos sinceros utilizados em educação difusa neles descritos - e aqui publicados nesse Blog, tambémcomohomenagem histórica.

Parabéns Deputado Fernando Gabeira.
Estaremos também aqui
Desde Inconfidentes.

quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Descaso e destruição de Patrimônio Histórico em Inconfidentes














Pequena amostra de Patrimônio Histórico destruído

Temos coisas a lamentar em Inconfidentes.
Pior, são práticas de insensatez e insensibilidade administrativa do poder público.

Esse galpão mostrado na foto, pertence à memória ancestral da EAFI. Data do antigo Patronato Agricola Visconde de Mauá depois, mantido em passagem por suas sucessivas etapas para chegar à "modernidade" de hoje.

Poderia muito bem ser conservado e aproveitado: pela conserva em "estado natural" - como auditório para palestras e conferências no contexto de uma futura Universidade Federal - especialmente dedicada à causa ambiental - cogitada desde 1994.


No entanto...


Eis o lamentável espetáculo do descaso pela história e a devastação ambiental: tudo para construir um "laboratório" em meio à essa APP!

Laboratório que muito bem poderia ser feito em qualquer outro lugar - e mais apropriado!

Pois o velho barracão histórico poderia servir - muito bem - como se havia cogitado, também como sala de aula para dias chuvosos... Pois seria alternativa às "salas de aula" ao ar livre. Aliás, prática ambiental preferível em meio natural tão favorável, situado aliás em área de preservação permanente. Na verdede, santuário ecológico, "laboratório natural" apropriado ao desenvolvimento de pesquisas biológicas - botânica e animais, além de modelos em estudos hidrogeológicos, climatologia e ecologia aplicada

Tudo avanço e prospecção agregada ao interesse coletivo, difuso, planetário - dadas as condições especiais reunidas nessa região de cabeceiras do Rio Mogi Guaçu.


Outra construção também em estado de ruinas


Talvez seja difícil aos atuais diretores da EAFI entender a herança pedagógica traduzida em práticas agrícolas, quando aquí meninos "infratores" e outros eram encaminhados pelo juizado de menores das capitais: para aprender práticas agricolas - e sabê-las implementar a partir de modelos pedagógicos concretos.

Aliás, na origem a Escola Agrícola cumpria essa vocação preliminar, histórica: formar e recuperar homens - conforme se dizia.
E pelos vestígios isso se fazia valer pela prática.
Apenas por lembrar, guardas de aluno exemplarmente cumpriam seu papel - como bem mostra o documento antigo (1918) escrito em linguagem própria, escorreita e modelar, pelo Sr. José Vicente de Souza (clique aquipara ver), inspetor de alunos.

Pois no tempo do "Aprendizado Agrícola Visconde de Mauá", por volta de 1940, foi isso que o Dr. João quiz ensinar em termos de tecnologia de armazenamento para cereais. Pois se bem observada, essa pequena construção está executada sobre "pilotis". Esses, em sua parte inferior são dotados de pequeno "fosso" de agua, próprio para impedir formigas e outros pequenos insetos.
Assim como em sua parte superior, possui abóbodas de latão. "Teto virtual" circundante com ângulo de inclinação aguda pela parte interna, capazes de impedir acesso à roedores. Ensina com relativa simplicidade estrutural, "modo" de preservar o cereal armazenado. E no caso, também utilizado como tal - por presumida suficiencia de volume para a época. No entanto, está em ruinas... como se significasse coisa "velha" incompatível com a "modernidade" de hoje: incapaz, sequer, de atinar para seu significado histórico e pedagógico.

No "site" livre e independente de Inconfidentes (MG), o Martelo Fala


PERSPECTIVAS : O Martelo Fala

O Martelo Fala

Para redimir história



















Sugestão: o voto recomendado

















Veja "O Martelo Fala"
( http://omartelofala.blogspot.com )
e-mail:
ideehia@hardonline.com.br)

Esfera Pública
Debate.
Prova.
Documenta.
Corrige.



quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Prefeito e Vice recusam aumento de salário!





















Um bom exemplo para o Brasil

Pois está aí. O prefeito Celso Bonamichi, sabe muito bem que em revisões sobre teorias de valor e, pelas induções em favor da teoria do desenvolvimento como arte e ciencia aplicada em favor do progresso e bem estar coletivo, fui e sempre serei crítico em relação à administração pública pelo interesse agregado.

Mais ainda, o sabe pelo quanto já escrevi anteriormente a seu próprio respeito como candidato e prefeito - aliás, até o presente, manifestações públicas mantidas em relação aos fatos tratados.

Mas postado como adversário local em política partidária e, com a mesma lealdade da crítica sempre feita, cumpro o dever de registrar o aplauso pelo ato do qual agora nos da conta a notícia estampada no Jornal de Inconfidentes, na edição de 15 de agosto último - matéria reproduzida aí acima.

Pois desde Inconfidentes, pode-se dizer, a Prefeitura Municipal dá sua primeira e melhor aula ao País. Resta a esperança do exemplo prosperar e o Brasil aprender quanto esse bom exemplo ensina. Parabéns prefeito!



ETAPA DE CIVILIZAÇÃO VENCIDA. DATA VÊNIA... COM LICENÇA! OUTRO MUNDO SERÁ P0SSÍVEL!

Epílogo às postagens acima

No propósito de colecionar ementas sobre matérias de interesse à curvatura do processo histórico como ato a ser provido pela administração pública dotada de projeto e intencionalidade, as sínteses das observações e análises e revisões sobre educação, administração pública, técnica e ética aplicada são transferíveis e disponibilizadas como metodologia aplicada em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com (ainda em organização).

* * * * *

Descritores

A curvatura do processo histórico. O plano diretor. Técnica e Ética aplicada. Poder. Patologias. A Escola de Governo.

* * * * *

Conceitos. Relações. Método das aproximações sucessivas Abertura com textos introdutórios. Matéria coligida em aproveitamento vincula autor. Apropriados também para iniciar debate, narram visão, tempo e história (ver definição de termos - negrito - para clareza de termos empregáveis sobre vida e o viver - pela Terra. Meio Ambiente História. Técnica. Ciencia. Cosmovisão. Poder. Política.

* * * * *

Totens e Tabus. Do outro lado da crise. Leia, confira. O outro mundo.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Pois eis vossa crise, vosso mundo - contraditório. E eis a paisagem moral humana, final, circundante. Eis vasto mundo, vossas crenças. Vossos valores. Vossa civilização. Eis o Espelho Ambiental, o Panorama Social. E eis o Tapume Político, Econômico. E nele, exemplar, eis Inconfidentes (MG). Local histórico voltado à Educação, Arte e Ciência Aplicada. Vocacionado à revisão sobre teorias e valores sobre a Terra.

E eis vossa ancestralidade. E eis indignado o presente.

Breves ensaios.

Sobre dispensas da formalidade linguistica afeita ao Manual de Redação da Presidencia da República. Virtudes e mazelas em Administração Pública. Pois eis a paisagem linguística a se desvelar -pela palavra oficial. A Ética do Discurso. A crítica regeneradora. Conceitos administrativos. Revisões. Eis patologias a remover. A contrapartida do projeto organizativo.

Eis a cumprir: a nova Escola em Administração Pública.

{[Tema diretor e administrativo proposto a partir de escola de Governo em cumprimento ao Art. 39 da Constituição Federal referido ao sentido do Parágrafo dois, onde se ministrem técnicas de administração, organização e planejamento ambiental, social e econômico - permanente - em aditamento ao enuciado da aula Inaugural pronunciada no interior do IFSULDEMINAS ] Refere-se a mencionada aula a cursos à distância ministrados especificamente para cursos de administração pública sob propósito inicial reduzido - então oferecido à considerção do Conselho Superir. Empresta-se à presente aula inaugural e, ao trabalho realizado, o valor de contribuição - funcional e institucional finalística - adequada ao cumprimento dos Estatutos das instituições de trabalho, pensar e prospectar e ensinar.

A criar novo patamar de civilização, entre finalidades institucionais a cumprir (Estatuto/IFSULDEMINAS, Art. 24 }.

Aula inaugural - 1 [didática e mote educacional terapeutico]

Temática inicial: Poder e emancipação do subordinado.

Mote educacional: "diga não ao chefe".

Quando pode e deve. Impede corrupções, sanea estruturas. O instituto da Estabilidade como regra e observação. Finalidade didática: ementa em técnica administrativa e prática educacional libertária de povo e País. Implementa política pública - aplicada e aplicável também a município específico - estabelece regras a partir da qual Inconfidentes se propõe modelo e aplicação temática exemplar.

[ Pois torne seu ambiente um centro de excelência. E remova falsidade e fingimento. Ético, obedeça ao chefe. Mas, se melhor não, diga não também. Pleno dizer à praça pública e sincero falar, capaz, exercitado, verás como tudo muda ]

E mais, em contribuição à teoria do desenvolvimento tida como esboço, técnica e ciencia aplicada, à intencionalidade aplicada à curvatura do processo histórico, muito ainda acontecerá e se haverá de prover - sob demanda administrativa remanescente, saneadora de instituições.

Para tanto, sob o domínio da ética e da técnica inerente, ensinada e aplicada, o IFSULDEMINAS/IDEEHIA criado como Escola de Governo e Ciencia Aplicada, oferecerá à administração pública a correspondente contribuição planetária à curva mencionada do processo histórico; universidade especializada; embrionária, crítica, prospectiva e experimentalista (LDB, Art. 52; Parágrafo Único do Inciso III - "especializada por campo de saber"). Universidade instrumentalista aplicada à teoria do desenvolvimento arquitetado, planejado e engenhado -aplicadoà curvatura do processo histórico. Assunto a prosseguir - tema aberto, ambiental, político, econômico, social - requerido em contribuição ao debate atinente à curvatura ambiental arquitetada. Para se estabelecer a engenharia histórica e econômica correspondente. Metodo científico. aplicação.

Dizer não ao chefe quando pode e, quando deve, inverte direção de vetor. Amparado na lei, muda a administração publica. Muda povo. Muda pais.

Inverte vetor. Detentor da ética funcional inerente por seu código, o técnico pode dizer não à político desviado. Ao abuso de poder e desvio de finalidade.

E pedagogicamente haverá o subordinado de distinguir a ocasião sobre a possibilidade de dizer "não" ao chefe: será quando puder repetir em praça pública tudo quanto disse, escreveu e assinou antes e após dizer o "não" - livre por si, consciente.

Lição aprendida, força interna firmada, prazeroso, continue a executar suas atividades, tranquilo.

Será reconhecido. Possivelmente promovido por mérito e valor.

Vence o trabalho. Vence a Consciencia Libertária.

Vence povo. Vence país.

O instituto da ESTABILIDADE do servidor público garante esse direito de dizer não e inverter direção de vetor. Por certo promoverá. Estabelecerá Honra ao mérito.

Claro, antes de representar ao superior...

se precisar... tranquilo, diga não ao chefe.

Sinta esse prazer em trabalhar.

[corolário didático e pedagógico a cumprir]

Elementos de formação. A probidade administrativa

Em proveito da própria administração local e depois a expandir-se como modelo, retomam-se assuntos relativos à Educação e Administração Pública correspondente como ciência, ética e aplicação. Assim proposto, o jurista Hely Lopes Meirelles (in: - “Direito Administrativo Brasileiro” – 16ª Ed. – p.175) ainda por seus livros apropriadamente ensina, como se vê. E ao resto se soma matéria, prática e aplicação . Segue-lhe a didática objetiva. E a profilaxia quanto ao abuso de poder e desvio de finalidade. Restabelece o senso administrativo exigível. Conceitua matéria pública. A razão administrativa sob o pressuposto moral. Sobreleva o ato motivado, explicável em praça pública. O domínio público. A razão perquirida. A procedência, pressupostos. Princípios.

Pois eis vosso mundo onde o Estado se torna réu.

E eis, local, vossa crise moral-administrativa (razão per se questionável): eis vossos procuradores (municipal e federal), sucessivamente advogarem a Lei de Gerson. Por último, para sonegar certidão. Pois em nome da administração pública, sob cinismo (oficial), enunciaram:

..."o direito não socorre quem dorme".

Pois haverá de se regenerar o mundo desde a Nova Escola em Administração Pública. Pois, desde Inconfidentes, desagravado e homenageado em nova Escola - haver-se-á de repetir quanto ensinou e ainda ensina o mestre dos juristas ante o requerido:

...“o administrador público justifica a sua ação administrativa indicando os fatos que ensejaram o ato e, os preceitos jurídicos que autorizam a sua prática”.

* * * * * * * * *

{OBS: a matéria acima tratada constitui "epílogo" comum às postagens relacionadas à Administração Pública neste Blog e em http://escoladegovernoeadministracaopublica.blogspot.com/ . }

Matéria letiva - requerida

Proc. 23000.084656/2008-38 - Edital N° 11/ EAFI, 26/11/08

Acima e ao lado, sob marcadores, acrescentam-se e prosseguem matérias a propósito. Conferir postagens e datas.